/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Em defesa da luta antimanicomial, CRP-03 participa de audiência pública sobre RAPS

Em defesa da luta antimanicomial, CRP-03 participa de audiência pública sobre RAPS

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou hoje (14/04), da Audiência Pública: Debate sobre saúde mental e defesa da RAPS. A iniciativa ocorreu remotamente com transmissão pela TV Câmara Salvador.

Sob a mediação do ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos, representantes do poder público municipal e estadual, da sociedade civil organizada e de entidades da Psicologia debateram sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O presidente do CRP-03, Washington Luan Gonçalves de Oliveira (CRP-03/18055), falou em defesa da luta antimanicomial, alertando para o enfrentamento aos ataques à Política Nacional de Saúde Mental.

O conselheiro chamou a atenção para as dificuldades impostas pelo contexto pandêmico, além de ressaltar a necessidade de aumento de investimentos em Saúde Mental nos municípios e Estado.

Ampliação dos serviços psicológicos

Considerando o importante e primordial papel na linha de frente que a Psicologia ocupa, o presidente pontuou a urgência no aumento do número de servidoras/es para ampliação dos serviços psicológicos.

Em julho do ano passado, após sinalização do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) – a partir do Grupo de Trabalho de Psicologia e Articulação Sindical (GTPAS) -, juntamente com o Sindicato das/os Psicólogas/os da Bahia (SINPSI-BA), a Prefeitura Municipal de Salvador suspendeu apoio institucional à plataforma específica que visava oferecer apoio psicológico gratuito. Veja

Vacinação

Na oportunidade, o CRP-03 reforçou ainda que estado e municípios contemplem psicólogas/os nesta fase de vacinação de trabalhadoras/es da saúde que atuam autonomamente, tema que a autarquia está acompanhando de perto. Nesta segunda-feira (13/04), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reiterou o conteúdo do Ofício CRP-03 no 43/2021, enviado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), solicitando inserção de psicólogas/os liberais/autônomas/os no calendário de vacinação. Veja.

Assista:

Skip to content