/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/page.php

Mulheres e Relações de Gênero

A Psicologia é uma profissão formada por cerca de 89% de mulheres (CFP, 2012), que atuam em diferentes áreas e que tem sido demandada, principalmente, por mulheres nos serviços privados e públicos. Nesse sentido algumas indagações se fazem extremamente necessárias quando pensamos na nossa formação bem como na atuação: Qual o perfil das psicólogas brasileiras? Quais as demandas das mulheres atendidas por estas profissionais? Como atuar para colaborar na garantia de direitos para as mulheres? Como atuar para combater a violência de gênero? Quem são as mulheres nas gestões dos Conselhos de Psicologia? Como as mulheres colaboraram historicamente para a construção cotidiana da Psicologia baiana e brasileira?

Estas questões devem nos instigar a qualificar o exercício profissional das/os psicólogas/os, a partir de um olhar que possibilite pensar e problematizar a diversidade entre das mulheres (psicólogas e não psicólogas), bem como as suas relações com os homens (também em sua diversidade). O que deve acontecer a partir do parâmetro de marcadores sociais como: sexualidade, identidade de gênero, raça/etnia, classe, idade/geração, religião, nação, territórios, capacitismo, entre outros, que são importantes para olharmos às demandas das mulheres em sua diversidade (negras, indígenas, deficientes, LGBT´s, etc.). Para isso, é importante dar visibilidade às psicólogas e psicólogos, e as demandas também da população LGBT+, intereseccionando estas identidades às demais citadas.

Para a psicologia, é importante atentar aos dados da violência, e aqui chamamos atenção para as violências contra as mulheres. Segundo o Relatório das Nações Unidas intitulado Direitos Humanos das Mulheres (2018), o enfrentamento à violência contra as mulheres continua sendo um dos maiores desafios do Brasil para a promoção da igualdade de gênero. Somos o 5º país do mundo que mais mata mulheres, a cada cinco minutos uma mulher é vítima de violência doméstica, e há uma legião de mulheres negras que vivem múltiplos lutos por seus filhos violentados ou desaparecidos. Atentando também para as questões de gênero e sexualidade, somos um dos países do mundo que mais violenta e mata LGBT´s. No que tange à saúde, são as mulheres a parcela da população mais diagnosticada com transtornos mentais comuns (ansiedade e depressão), no Brasil e em diversos outros países. Precisamos entender como a dimensão de gênero e os estudos sobre mulheres se inserem nesta discussão e podem nos auxiliar a compreender melhor estes fenômenos.

Objetivo do espaço

Atentas a essas problemáticas, este  espaço se propõe a compartilhar materiais de orientação que deem visibilidade às temáticas, a partir do olhar para as mulheres e as relações de gênero, sob uma perspectiva feminista,  também considerando o compromisso deste Conselho com as mulheres em sua diversidade.

O CRP-03 tem atuado, principalmente a partir de ações dos Grupos de Trabalho dentro da Comissão de Direitos Humanos, com a defesa dos direitos das mulheres, da população negra e LGBT´s e com outros temas que se interseccionam, e defende que haja transversalidade das ações entre as diversas Comissões e GT´s, assumindo o compromisso de gestão com as mulheres e com suas pautas, fortalecendo a proposta de uma Psicologia atenta e participativa, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, livre de violências, discriminações e exclusões.

Convidamos toda a categoria e a sociedade a acessar as produções do CRP-03 e apreciar as indicações contidas neste espaço.

Calendário Feminista:

Calendário Feminista

Mulheres e relações de gênero em tempos de pandemia pelo coronavirus:

Indicações de materiais sobre saude mental gênero e covid19_2021

Livros:

Gênero na Psicologia: Transversalidades

Gênero e Psicologia: Saberes e Práticas

Gênero na Psicologia: Articulações e Discussões

Aborto e (não) Desejo de Maternidade

Psicologia: Uma profissão de muitas e diferentes mulheres

Referência Técnica para Atuação em Programas de Atenção à Mulheres em Situação de Violência

Dicas de Leitura: Violência contra a mulher 

Filmes:

Indicações de filmes e documentários_mulheres gênero e raça_2021

Vídeos:

2° Encontro de saúde mental, gênero e violência

Mulheres negras e direitos reprodutivo

10 anos do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia

Empoderamento e direitos das mulheres

Notas Técnicas:

Nota Técnica sobre a elaboração de parecer em casos de adequação de nome social a travestis e transexuais

Nota técnica de orientação profissional em casos de violência contra a mulher: casos para a quebra do sigilo profissional

NOTA TÉCNICA 01-2009-Reflexões sobre o sexismo na linguagem

Notas:

Nota Coletiva sobre Psicologia, Saúde Mental e Violência de Gênero contra Mulheres na Pandemia

24 de julho, 2020

Skip to content