/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single-crepop.php

Sobre

O CREPOP

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia (Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia), criado em 2006 para promover a qualificação da atuação das psicólogas/os no âmbito das políticas públicas. O CREPOP é regulamentado nacionalmente pela Resolução CFP Nº 14/2022 e regionalmente pela Resolução CRP-03 Nº 07/2022.

Seu surgimento é dado num momento em que psicólogas/os passam a ocupar o serviço público nas mais variadas áreas, como fruto da expansão de ministérios e secretarias de governo na área social e de uma atuação profissional que buscava novas práticas da ciência e da profissão, voltada às demandas de grande parte da população que ansiava por um Estado de garantia de direitos.

O Centro vem para somar ao fortalecimento do compromisso social da Psicologia brasileira que buscava romper com modelos tradicionais de oferta de serviços, tornando a atuação cada vez mais crítica e sensível às questões sociais.

Além do caráter técnico, o CREPOP tem um importante papel ético e político. Ético visando orientar uma prática voltada à garantia de direitos e à qualificação do exercício profissional corroborando com as legislações vigentes e com o fortalecimento da psicologia enquanto ciência e profissão. E político, por demarcar as contribuições da profissão no campo das políticas sociais, contribuindo para a transformação social daquelas/es que delas necessitem.

Estruturado em rede, o Centro possui instâncias de Coordenação Nacional, sediada no Conselho Federal de Psicologia e de Coordenação Regional, com unidades locais, sediadas nos Conselhos Regionais.

Suas produções estão à disposição da categoria que deseja trabalhar neste campo; das/os gestoras/es para que tenham ciência das contribuições da psicologia, bem como das expectativas legítimas que podem ser cultivadas acerca da participação da psicologia nas políticas públicas; e das universidades e demais centros de formação, para conhecer as práticas que possam orientar as/os futuras/os psicólogas/os para o mercado de trabalho.

OBJETIVO

Seu objetivo é sistematizar e difundir o conhecimento sobre a interface entre Psicologia e políticas públicas. Suas produções demonstram a contribuição da profissão na elaboração e implementação de políticas públicas mais humanizadas a partir da compreensão da dimensão subjetiva das políticas, promovendo ainda interlocução com espaços de formulação, gestão e execução de políticas públicas.

Em outras palavras, o CREPOP possibilita ao Sistema Conselhos, além de orientar a categoria sobre os princípios éticos e democráticos que envolvem cada política pública, implementar novas propostas de articulação, visando maiores reflexões e elaboração de políticas públicas que valorizem o cidadão como sujeito de direitos.

Texto elaborado a partir de material oficial para divulgação do CREPOP.

Mais informações no site oficial.

O CREPOP BAHIA

O Conselho Regional de Psicologia 3ª Região – Bahia (CRP-03) conta com uma unidade local do CREPOP desde 2006, com ações de agenda nacional e regional pelo território baiano.

Em âmbito local, estruturado dentro da Comissão de Políticas Públicas, o Plano de Trabalho prevê que o Centro utilize recursos diversos enquanto estratégias para aproximação com a categoria, no intuito de fomentar espaços de debates e fortalecer a práxis da psicologia na esfera institucional pública. São realizadas, além das pesquisas nacionais e regionais, várias configurações de espaços de diálogo com a categoria. Ações estas com o objetivo de aprofundar a análise e discussão a respeito da prática numa perspectiva tanto técnica quanto política, voltada para o compromisso ético, político e social da Psicologia.

Enquanto Recurso de Gestão, atividades são articuladas junto aos Grupos de Trabalho (GT) e Comissões visando a mobilização do CRP-03 para ampliar e estreitar as relações com gestoras/es estaduais e municipais, psicólogos/as que atuam no controle social, profissionais das políticas públicas e Instituições de Ensino Superior, para divulgação dos documentos de referência e fortalecimento de relações institucionais.

Atendendo ao plano de interiorização do CRP-03, a equipe CREPOP 03 está alocada tanto na Sede do CRP-03, em Salvador, quanto na Subsede Sudoeste do CRP-03, em Vitória da Conquista.

 

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE CREPOP 03

 

Assessoras/es Técnicas/os de Pesquisas e Projetos em Políticas Públicas:

  • Gabriela Evangelista Pereira (CRP-03/6656)
  • Natani Evlin Lima Dias (CRP-03/16212)

Coordenação do CREPOP-03

  • Coordenador: Marcelo Tourinho de Garcia Soares (CRP-03/6731)
  • Apoio à Coordenação: Ana Caroline Moura Cabral (CRP-03/5541)

Comissão de Políticas Públicas do XVII Plenário:

  • Ailena Julie Silva Conceição (CRP-03/15296)
  • Ângela Maria Sousa de Jesus (CRP-03/14940)
  • Cintia Palma Bahia (CRP-03/5387)
  • Elias Fernandes Mascarenhas Pereira (CRP-03/14821)
  • Juliana dos Anjos Pires Santos (CRP-03/13657)
  • Marcelo Tourinho de Garcia Soares (CRP-03/6731)
  • Matheus de Souza Santana (CRP-03/18293)
  • Romário Oliveira Lopes (CRP-03/12825)
  • Washington Luan Gonçalves de Oliveira (CRP-03/18055)
Pular para o conteúdo