/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Resolução sobre violência de gênero é aprovada na APAF

Publicado em 29 maio de 2019 às 13:52

Resolução sobre violência de gênero é aprovada na APAF

Na última Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), realizada agora em maio, foi aprovada uma resolução que estabelece normas de atuação para psicólogas/os, no que tange a violência de gênero. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) comemora a conquista, já que tem pautado com frequência as questões de gênero nas suas produções.

As problemáticas que giram em torno das relações de gênero são demarcadas pela atual gestão do CRP-03 de diversas formas. Através das pesquisas do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), das ações e debates da Comissão Mulheres e Relações de Gênero, e principalmente, através dos Grupos de Trabalho Psicologia e Relações de Gênero, de Salvador, e Psicologia, Sexualidade e Identidade, de Feira de Santana.

“A resolução é uma conquista, também, para esse movimento que a Bahia tem feito, de dar visibilidade à temática de gênero”, comemora a conselheira e coordenadora da Comissão Mulheres e Relações de Gênero, Darlane Andrade. O documento, aprovado Assembleia ainda não foi publicado, mas já traz a sensação de vitória e de que mudanças estruturais são cada vez mais sólidas, para as que batalharam por este momento.

Para Darlane, essa resolução estabelece ainda mais o comprometimento da Psicologia com a pauta, visto que é uma profissão formada por mulheres em sua maioria, e tem a maior incidência de público entre o feminino.  “As mulheres têm adoecido nesse país, por serem mulheres simplesmente, as subjetividades atravessadas pelo machismo, sexismo e a interseccionalidade do racismo. Os marcadores sociais trazem estereótipos danosos a saúde das mulheres”, reflete a conselheira.

A coordenadora do GT de Feira de Santana, Isis Biondi, explicou o objetivo do grupo. “Buscamos promover discussão e fortalecimento da categoria de psicólogas quanto as implicações e importância da política em busca de condições equânimes e desconstrução do lugar do feminino, visto que a mulher sempre esteve ausente dos espaços políticos e também de discussões acerca da política”.

APAF

A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf) aconteceu entre sexta (17) e domingo (19), em Brasília/DF, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Assembleia do Sistema Conselhos é composta por conselheira/os federais e regionais de Psicologia. Antes da assembleia foi realizada uma reunião geral de conselheiras/os presidentes e conselheiras/os tesoureiras/os. Para assistir aos vídeos do evento, entre no site do CFP.

Confira os materiais disponíveis na aba Mulheres do site CRP-03

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Conselho inicia estratégia de gestão intitulada Movimenta CRP-03

Projeto é  produto da utilização de informações do CensoPsi 2022,  pensado a partir da Oficina do Censo da Psicologia – […]

Expediente alterado 04 e 05 de abril

Nos dias 04 e 05 de abril a Sede e as Subsedes do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) […]

Reunião Ampliada Temática do Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes 

No dia 11 de abril, o Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA), da Comissão de Direitos Humanos […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo