/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Redução de danos minimiza danos sociais e à saúde

Redução de danos minimiza danos sociais e à saúde

07 de maio é marcado como o Dia Internacional da Redução de Danos. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a perspectiva de redução de danos é promover ações a fim de “minimizar qualquer dano de natureza biológica, psicossocial e econômica das/os usuárias/os de substâncias psicoativas”.

No dia de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) sugere a leitura do documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas. A publicação produzida pelo  Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP)  demarca “o compromisso da Psicologia com o respeito à autonomia e dignidade da pessoa em uso e abuso de drogas, assim como na defesa pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”. 

Destacamos também que o Decreto nº 9.761/2019, colocou em ameaça a política de redução de danos, considerando neste contexto apenas a abstinência como única política pública para as/os usuárias/os. Neste sentido, evidenciamos que apesar do que se apresenta em documento, enquanto profissionais que cumprem os Direitos Humanos, é preciso reconhecer esta estratégia de redução de danos sociais e à saúde, uma intervenção preventiva significativa e que não apresenta prejuízos a outras modalidades e estratégias de redução da demanda, essa última assemelha-se a lógica manicomial.  

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. 

Baixe o arquivo aqui.

Confira também as dicas de leitura sobre o assunto.