/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Psicologia se faz com respeito e defesa incansável aos direitos humanos

Publicado em 10 dezembro de 2021 às 15:11

Psicologia se faz com respeito e defesa incansável aos direitos humanos

10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração foi um marco e possui 30 artigos, dentre eles o Artigo 2 que afirma que “Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.

É importante lembrar que a Psicologia se faz com respeito e defesa incansável aos direitos humanos e pontuar que o Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o foi construído a partir destes valores, assim como sinaliza o princípio I: O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) publicou um material em formato de livreto com o tema Psicologia e Direitos Humanos. O documento pode ser acessado gratuitamente, através do site do Conselho e possui o resumo de todas as discussões temáticas abordadas no 3º Curso de Direitos Humanos, realizado em agosto de 2019.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Psicóloga/o, verifique sua situação financeira e esteja apta/o para votar!

As eleições do Sistema Conselhos de Psicologia acontecem entre 23 e 27 de agosto, mas as/os psicólogas/os já podem conferir […]

Chapas que concorrem à próxima gestão do CRP-03 apresentam propostas em debate

Atividade integrou o calendário de ações relacionadas à eleição 2025 A fim de garantir que a categoria conheça e avalie […]

Analisar e Intervir: O papel da Psicologia na interface entre o sistema de justiça e a saúde mental 

A mesa “Analisar, Intervir” propõe um espaço de debate sobre o papel da Psicologia na interface entre o sistema de […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo