/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Psicólogas/os em movimento pela saúde mental e direitos das pessoas que vivem e convivem com HIV/Aids

Psicólogas/os em movimento pela saúde mental e direitos das pessoas que vivem e convivem com HIV/Aids


1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a aids. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) para informar a sociedade sobre formas de prevenção, além de combater o preconceito às pessoas que vivem ou convivem com HIV/aids. No mundo, organizações e pessoas coordenam diversas ações neste dia.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou no ano passado uma edição revisada da Referência Técnica para Atuação de Psicólogas/os nos Programas de e Serviços de IST/HIV/aids. O documento pode ser acessado no site do CFP e se configura em uma publicação importante para orientar e qualificar a prática profissional, pautando-se na proteção e promoção dos Direitos Humanos.

Precisamos lutar como psicólogas/os para o acolhimento respeitoso que conscientiza sobre empoderamento, promove autonomia, e desmistifica individualmente e coletivamente o olhar para a/o humana/o que muitas vezes é estigmatizada socialmente e se esconde. A Psicologia precisa ser auxiliadora para que as pessoas que utilizam nossos serviços possam se reafirmar enquanto protagonistas em suas jornadas.

Que as pessoas que vivem com HIV/aids tenham seus direitos garantidos!
Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link.
Baixe o arquivo aqui.

DICAS DE LEITURA: aqui

Skip to content