Publicado em 24 agosto de 2016 às 18:04

Ainda como parte das comemorações do Dia da/o Psicóloga/o, o CRP-03 promoveu a Oficina Notificação compulsória em caso de violência: instrução sobre preenchimento de fichas de notificação e encaminhamentos. A atividade foi realizada ontem (23), no auditório da autarquia, com as integrantes do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP), Helena Miranda, orientadora fiscal do Conselho e Ana Cláudia Urpia.
Para chegar ao objeto da Oficina, o tema da Violência foi bastante discutido na atividade, a partir do ponto de vista da saúde. Ana Cláudia Urpia explicou sobre público atingido, quais são os tipos de violência, quais serviços devem ser acionados, entre outros. “A violência é multifatorial e multicausal. Atinge diversos setores e tem relação com estrutura social, econômica, política e etc”, falou a convidada. Ela ainda apresentou dados sobre as taxas de mortalidade em Salvador, número de notificações segundo faixa etária, entre os anos de 2009 e 2015 e chamou atenção para o momento de preenchimento da ficha: “O item raça/cor é bem importante e muitas vezes não pé respondido. É interessante pensar que quanto mais informações colocarmos para qualificar essa notificação, mais completo fica o documento”.
Helena Miranda abordou a temática dentro das discussões de gênero. Identidade de gênero, racismo, sexismo, homofobia e outros pontos foram trazidos para o debate. Segundo a psicóloga é necessário entender essas e outras situações para o preenchimento adequado da notificação. Helena destacou também que a/o psicóloga/o deve ficar atenta/o e perceber, no relato, os tipos de agressão sofridos pela vítima. “A violência psicológica é difícil de ser identificada, pois muitas vezes a vítima não sabe que sofreu”, explicou a palestrante. No final da Oficina, as/os participantes puderam preencher uma ficha de notificação, a partir de um caso fictício e tirar dúvidas com as convidadas.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Confira os números apurados das Eleições 2025
Confira os números apurados das Eleições para o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) e Conselho Federal de Psicologia […]
Publicado em 24 agosto de 2016 às 18:04No dia da Psicóloga/o, CRP-03 reforça o papel da profissão na sociedade
A Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962 é um marco para a profissão de psicóloga/o no Brasil. […]
Publicado em 24 agosto de 2016 às 18:04Portaria Nº 1/2025: Dispõe sobre a composição das Subcomissões da Comissão Regional Eleitoral do CRP-03, para Eleições/2025, nos termos da Resolução CFP Nº 10.2024.
PORTARIA Nº 01/2025 DE 26/08/2025 Ementa: Dispõe sobre a composição das Subcomissões da Comissão Regional Eleitoral do CRP-03, para […]
Publicado em 24 agosto de 2016 às 18:04