Publicado em 25 julho de 2025 às 12:32

A data de hoje é fruto do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana, em 1992, e surgiu para visibilizar as lutas das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.
Aqui no Brasil, a lei de 2014, sancionada por Dilma Rousseff, legitimou o 25 de julho como o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que lutou bravamente contra a escravização de comunidades negras e indígenas no século XVIII.
O cenário é extremamente vulnerável para as mulheres negras. Segundo um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), apesar de representarem boa parte da população brasileira, as mulheres negras é o grupo que fica mais longe dos ganhos em desenvolvimento humano no país. O Pndu também avaliou que as mulheres negras possuem menor possibilidade de estudo, maior exposição à violência, participação precoce no mercado de trabalho, e menor longevidade.
Com tantas desigualdades que atravessam esse grupo, é fundamental que a Psicologia esteja pautada na defesa pelo bem viver das mulheres negras, pautada nos Determinantes Sociais da Saúde, que estão diretamente ligados à saúde mental.
O CRP-03 segue na luta por uma Psicologia consonante às vozes das mulheres negras e reitera que segue no enfrentamento ao racismo estrutural e estruturante da sociedade.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
CFP abre consulta pública para elaboração de documento sobre atuação profissional nos espaços de controle social
Psicólogas e psicólogos podem fazer contribuições à minuta da futura referência técnica até 14 de setembro de 2025, no site […]
Publicado em 25 julho de 2025 às 12:32Assembleia Geral Ordinária: link de inscrição já está disponível
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) disponibiliza o link de inscrição para Assembleia Geral Ordinária, que acontece no dia 30 […]
Publicado em 25 julho de 2025 às 12:32A Psicologia frente ao enfrentamento das vulnerabilidades da população em situação de rua
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é marcado pela referência ao “Massacre da Sé”, que […]
Publicado em 25 julho de 2025 às 12:32