/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  População negra é mais afetada pela COVID-19

População negra é mais afetada pela COVID-19

27 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data pretende conscientizar e mobilizar profissionais da área de saúde para as demandas que são específicas da população negra. No ano de 2009 foi criada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), que tem como objetivo de “combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no Sistema Único de Saúde, bem como promover a equidade em saúde da população negra”. A política é fruto de mobilizações e lutas, principalmente, do movimento negro.

A data de hoje também se faz bastante necessária por conta de que algumas doenças são muito mais comuns na população negra, como por exemplo, a anemia falciforme, diabetes mellitus, entre outras. Além disso, é importante pontuar que a saúde mental da população negra é afetada diretamente pelo racismo estrutural, gerador de sofrimento psíquico.

Levando em conta o cenário de pandemia da COVID-19 no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontou que a população negra é a que mais morre no Brasil por causa da doença.

Skip to content