/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Pelo cuidado em liberdade

Publicado em 18 maio de 2023 às 13:14

Pelo cuidado em liberdade

Em 1987, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial era instituído durante o II Congresso Nacional das/os Trabalhadoras/es em Saúde Mental, realizado em Bauru-SP. O evento reuniu diversas categorias profissionais, associações de usuárias/os e familiares, representações políticas e outros segmentos da sociedade civil para levantar questionamentos sobre os modelos de internação nos hospitais psiquiátricos, denunciar as violações de direitos sofridas pelas/os usuárias/os, além de lutar pela cidadania das pessoas em sofrimento psíquico.

Desde então, transformações na política de saúde mental podem ser destacadas como a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dispositivos que, de acordo com o Ministério da Saúde, oferecem um serviço aberto e comunitário, voltado para o atendimento às pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros. Ainda que seja possível observar alguns avanços, a luta por políticas públicas efetivas não pode parar. 

O 18 de maio representa o combate ao estigma e à exclusão dessas pessoas, simbolizando a defesa do cuidado em liberdade e da convivência em sociedade. Neste sentido, é fundamental lembrar a importância da Reforma Psiquiátrica, o fortalecimento SUS e a necessidade de uma política de saúde mental antimanicomial. 

No dia de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) também faz questão de lembrar Marcus Vinícius de Oliveira. Marcus Matraga, como era carinhosamente chamado, foi um importante ativista da Luta Antimanicomial e trabalhou incansavelmente para uma Psicologia pautada na defesa dos Direitos Humanos.

Seguimos em luta por uma sociedade sem manicômios!

Acesse aqui a Dicas de Leitura sobre o tema (clique aqui)

 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Conselho inicia estratégia de gestão intitulada Movimenta CRP-03

Projeto é  produto da utilização de informações do CensoPsi 2022,  pensado a partir da Oficina do Censo da Psicologia – […]

Expediente alterado 04 e 05 de abril

Nos dias 04 e 05 de abril a Sede e as Subsedes do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) […]

Reunião Ampliada Temática do Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes 

No dia 11 de abril, o Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA), da Comissão de Direitos Humanos […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo