/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Participe da Jornada Psi: Movimentando as Psicologias no Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes

Participe da Jornada Psi: Movimentando as Psicologias no Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes

Nos dias 17 e 20 deste mês, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) realiza a Jornada Psi: Movimentando as Psicologias no Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes. Com inscrições prévias e certificação, as atividades serão transmitidas no Youtube, Facebook e Instagram do CRP-03.

A Jornada Psi está articulada com a Campanha de Maio do CRP-03 e com a Campanha Faça Bonito, em referência ao Dia Nacional de Combate à Exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes que ocorre em 18 de maio. A data tem como marco o crime que ocorreu em 18 de maio de 1973, que chocou o país e que ficou conhecido como “Caso Araceli”, no qual uma menina de 8 anos foi raptada, brutalmente violentada e morta.

O evento reitera a importância da prática da/o psicóloga/o que é embasada em defesa e promoção de Direitos Humanos, destacando o fazer da Psicologia no combate aos casos de exploração sexual e à violência contra crianças e adolescentes.

De acordo com a Comissão de Direitos Humanos do CRP-03, responsável pela organização das atividades, a Jornada Psi também justifica-se pelo aumento, durante o período da pandemia, das violações/problemáticas que tem demandado cada vez mais a atuação de movimentos sociais e de psicólogas/os que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, considerando o fato de que no Brasil, 90% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorrem no ambiente familiar, assim ocorre a probabilidade de aumentar os riscos de abuso, negligência, exploração e violência em meio a intensificação das medidas de distanciamento e prevenção ao COVID-19.

Confira a programação e se inscreva:

Reflexões sobre o enfrentamento à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes: recortes e análises dessas políticas na Bahia
Data: 17.05.2021
Horário: 17h30 às 19h30
Link de inscrição: https://doity.com.br/reflexoes-sobre-o-enfrentamento-a-violencia-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-recortes-/inscricao
Programação
O Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: desafios para a Psicologia na Bahia – Priscila Barbosa Lins, psicóloga (CRP-03/10214).

O papel da Defensoria no enfrentamento à violência/exploração sexual de crianças e adolescentes: experiências exitosas na Bahia – Ana Jamille Costa, Graduada em Direito, Defensora Pública do Estado da Bahia, Mestranda em Segurança Pública, Justiça e Cidadania.

A importância do SUAS no trabalho desenvolvido com Crianças e Adolescentes em situação de violência: reflexões sobre o Sistema de Garantia de Direitos e Proteção em âmbito municipal – Emanuele Lopes, Diretora de Inclusão e Promoção Social e representante da Secretaria de Assistência Social de Alagoinhas.

Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

Mediadora: Thais Santos Ouais (CRP-03/20581).

 

Prevenção e enfrentamento da violência sexual infantil: desafios emergentes ao exercício profissional da/o psicóloga/o.
Data: 20.05.2021
Horário: 18h às 20h
Link de inscrição: https://doity.com.br/prevencao-e-enfrentamento-da-violencia-sexual-infantil-desafios-emergentes-ao-exercicio-profissional/inscricao

Programação

Contribuições da Psicologia sobre prática de aborto legal na contemporaneidade – Aline Tonheiro Palmeira, psicóloga (CRP-03/2995).

Mitos e verdades relacionados à violência sexual de crianças e adolescentes – Manoela de Oliveira Lainetti, psicóloga (CRP-06\82515).

Violência e exploração sexual de crianças: uma análise sobre a práxis da/o psicóloga/o no CREAS – Matheus de Souza Santana, psicólogo (CRP-03/18293).

O fazer da/o psicóloga/o em estratégias de prevenção contra o abuso sexual infantil – Flávia Sheila Lima Duarte, psicóloga (CRP-03/16767).

Mediadora: Leila Tibiriçá de Carvalho (CRP-03/3482).

 

Skip to content