/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Parceria entre Hemoba e CRP-03 incentiva doações de sangue

Parceria entre Hemoba e CRP-03 incentiva doações de sangue

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realiza parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) com objetivo de incentivar as doações de sangue. Para alcançar o maior número de bolsas de sangue, a Campanha de Coleta Interna, fruto desta parceria para salvar vidas, será realizada de 25 de agosto até 10 de setembro de 2021, nos Postos de Coleta da Hemoba em Salvador e interior.

Para participar, as/os voluntárias/os interessadas/os em doar sangue devem procurar uma das unidades de coleta da Fundação Hemoba. Na oportunidade, basta informar o código da campanha: 0094 – Amigos da Hemoba.

De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, as doações de sangue no Brasil caíram, em média, 20% entre 2020 e 2019. Na Bahia, este número gira em torno dos 10%. A conselheira e vice-presidenta do CRP-03, Ana Caroline Moura Cabral (CRP-03/5541), chama atenção para os dados e destaca a importância da categoria de psicólogas/os – presentes nos quatro cantos da Bahia – em somarem esforços em prol da doação de sangue em todo o estado. “Parcerias como estas são uma estratégia importantíssima, pois a doação voluntária de sangue é um ato que salva vidas”, explica a conselheira.

A iniciativa integra a série de ações da autarquia no Mês das Psicologia, celebrado em agosto. 

Sobre a doação – Para doar sangue, a/o voluntária/o deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhadas/os de uma/um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Confira a lista de Postos de Coleta da Hemoba: Onde Doar

Conforme a Nota Técnica Nº 13/MS – ANVISA:

Candidatas/os à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS, MERS e ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

Candidatas/os à doação de sangue que foram infectados pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatas/os à doação de sangue que apresentaram resfriado comum ou infecções de vias aéreas superiores causados eventualmente por coronavírus sem história de viagem para áreas endêmicas ou contato com pessoas provenientes destas áreas não devem ser considerados de risco para a infecção destes novos vírus.

Não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus, essas orientações são medidas de precaução.

 

 

Skip to content