/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

O papel da Psicologia na luta contra a discriminação racial

Publicado em 21 março de 2024 às 19:23

O papel da Psicologia na luta contra a discriminação racial

O dia 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, nos convoca a refletir sobre a existência, as consequências devastadoras do racismo e da necessidade urgente de erradicá-lo em todas as suas formas e níveis na sociedade.

A origem desta data remonta a um evento trágico ocorrido em 1960, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, quando a polícia abriu fogo contra manifestantes pacíficos que protestavam contra as leis de apartheid do regime sul-africano. Esse massacre resultou na morte de 69 pessoas, a maioria delas negras, e marcou um momento crucial na luta global contra a discriminação racial.

No Brasil, a diversidade cultural é um ativo de sua imagem explorada mundo afora. Internamente, no entanto, essa mesma diversidade é vetor de profundas desigualdades. Os povos indígenas e a população negra do país e, sobretudo, da Bahia, ainda enfrentam diariamente diversas formas de exclusão e violência, que se manifestam em todas as esferas da vida social, desde o acesso à saúde, à educação, ao mercado de trabalho e até o sistema judiciário.

Nesse contexto, a Psicologia desempenha um papel fundamental na promoção da equidade racial e na luta contra o racismo. Como ciência dedicada ao estudo do comportamento humano, a Psicologia tem o poder de contribuir significativamente para a compreensão dos mecanismos psicológicos que sustentam o racismo e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e intervenção, investigando os impactos na saúde mental e no bem-estar psicossocial e fornecendo evidências sólidas para embasar políticas públicas e ações afirmativas.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) ressalta a importância de uma atuação contínua e ativa da/o psicóloga/o no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade. A fim de auxiliar a categoria, a Comissão de Relações Raciais do CRP-03 promove debates e disponibiliza, em sua página, Referências Técnicas para que as/os profissionais possam pautar sua atividade pelos princípios éticos da profissão, contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo.

Confira as publicações sobre o tema na página da Comissão de Psicologia e Relações Raciais do CRP-03 e dicas de leitura disponibilizada pela Biblioteca do CRP-03.

Comissão de Psicologia e Relações Raciais –  Clique aqui.

Dicas de Leitura da Biblioteca do CRP-03 – Clique aqui. 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Conselho inicia estratégia de gestão intitulada Movimenta CRP-03

Projeto é  produto da utilização de informações do CensoPsi 2022,  pensado a partir da Oficina do Censo da Psicologia – […]

Expediente alterado 04 e 05 de abril

Nos dias 04 e 05 de abril a Sede e as Subsedes do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) […]

Reunião Ampliada Temática do Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes 

No dia 11 de abril, o Grupo de Trabalho Direitos de Crianças e Adolescentes (GTDDCA), da Comissão de Direitos Humanos […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo