Publicado em 21 março de 2024 às 19:23

O dia 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, nos convoca a refletir sobre a existência, as consequências devastadoras do racismo e da necessidade urgente de erradicá-lo em todas as suas formas e níveis na sociedade.
A origem desta data remonta a um evento trágico ocorrido em 1960, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, quando a polícia abriu fogo contra manifestantes pacíficos que protestavam contra as leis de apartheid do regime sul-africano. Esse massacre resultou na morte de 69 pessoas, a maioria delas negras, e marcou um momento crucial na luta global contra a discriminação racial.
No Brasil, a diversidade cultural é um ativo de sua imagem explorada mundo afora. Internamente, no entanto, essa mesma diversidade é vetor de profundas desigualdades. Os povos indígenas e a população negra do país e, sobretudo, da Bahia, ainda enfrentam diariamente diversas formas de exclusão e violência, que se manifestam em todas as esferas da vida social, desde o acesso à saúde, à educação, ao mercado de trabalho e até o sistema judiciário.
Nesse contexto, a Psicologia desempenha um papel fundamental na promoção da equidade racial e na luta contra o racismo. Como ciência dedicada ao estudo do comportamento humano, a Psicologia tem o poder de contribuir significativamente para a compreensão dos mecanismos psicológicos que sustentam o racismo e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e intervenção, investigando os impactos na saúde mental e no bem-estar psicossocial e fornecendo evidências sólidas para embasar políticas públicas e ações afirmativas.
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) ressalta a importância de uma atuação contínua e ativa da/o psicóloga/o no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade. A fim de auxiliar a categoria, a Comissão de Relações Raciais do CRP-03 promove debates e disponibiliza, em sua página, Referências Técnicas para que as/os profissionais possam pautar sua atividade pelos princípios éticos da profissão, contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo.
Confira as publicações sobre o tema na página da Comissão de Psicologia e Relações Raciais do CRP-03 e dicas de leitura disponibilizada pela Biblioteca do CRP-03.
Comissão de Psicologia e Relações Raciais – Clique aqui.
Dicas de Leitura da Biblioteca do CRP-03 – Clique aqui.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Envelhecer com dignidade é um direito; lutar por sua garantia é um dever coletivo.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, é um convite à […]
Publicado em 21 março de 2024 às 19:23Reunião Ampliada CEDUC aborda a implementação da Lei 13.935/2019
A Comissão de Educação (CEDUC) do CRP-03 realizará uma reunião ampliada no dia 16 de junho, às 19h30, no formato […]
Publicado em 21 março de 2024 às 19:23CRP-03 informa que o pagamento via cartão de crédito está temporariamente indisponível
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa que, em função de problemas técnicos, a opção de pagamentos via […]
Publicado em 21 março de 2024 às 19:23