/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Nota de pesar – Profa. Dra. Fran Demétrio

Nota de pesar – Profa. Dra. Fran Demétrio

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) registra pesar e manifesta condolências às/aos familiares e amigas/os pelo falecimento da Profa. Dra. Fran Demétrio, transfeminista, pós-doutora em Filosofia e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Ao longo da sua trajetória, Fran atuou ativamente pelos direitos da população Trans, ampliando o debate sobre raça, gênero e sexualidades, a fim de despatologizar os discursos, especialmente no campo da Saúde. 

Doutora em Saúde Coletiva na instituição de ensino Instituto de Saúde Coletiva, pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) e graduada em Nutrição pela ENUFBA; atuava como Professora Adjunta no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e como professora permanente no Mestrado Profissional em Saúde da Família da FIOCRUZ (MPROFSAUDE/FIOCRUZ).

Líder, coordenadora e pesquisadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades (LABTrans/UFRB), Fran destacava que: “A Transgeneridade é genial, não genital. É a superação da genitalidade do ser para a genialidade do ser…”. 

Neste momento de dor e pesar, o CRP-03 presta solidariedade à família e amigas/os,  registrando as contribuições de Fran para visibilidade Trans.

Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03)

28 de julho de 2021

Skip to content