/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Nota de Apoio à Ariane Senna

Nota de Apoio à Ariane Senna

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia, por meio do Grupo de Trabalho de Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero, integrante da Comissão de Mulheres e Relações de Gênero, manifesta, por meio de nota, apoio à Ariane Senna, frente ao atual quadro de fragilidade em saúde, vivenciando uma situação grave diante da desassistência dos serviços públicos de saúde.

Ariane Senna é a primeira mulher trans graduada em Psicologia na Bahia, conhecida ativista dos direitos das travestis e população trans na Bahia e no Brasil. Em janeiro deste ano, recorreu a um procedimento de aplicação de silicone industrial, em busca de adequação corporal, uma vez que há diversas barreiras para o acesso deste serviço através do SUS. Em decorrência desta intervenção – como a mesma relatou em diversos meios de comunicação – teve complicações de âmbito físico, psíquico e social.

O documento destaca, entras questões, que a “ausência de políticas públicas eficientes reitera a transfobia no Brasil e a Psicologia se coloca na defesa da dignidade humana, sobretudo quando ela se encontra ameaçada, como no caso de Ariane Senna”. Além disso, resgata que o direito à vida é inalienável e que essa garantia não existirá enquanto uma mulher trans ou travesti estiver correndo risco de vida diante da relatada desassistência em saúde.

Leia a Nota de apoio: aqui

Skip to content