/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Nenhum passo atrás: manicômio nunca mais!

Nenhum passo atrás: manicômio nunca mais!


A data de hoje também simboliza um marco para a saúde mental no Brasil. Em 1987 acontecia o II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, na cidade de Bauru, em São Paulo, onde foi realizada uma manifestação pública pela extinção dos manicômios e pela luta contra a exclusão e a discriminação. Desde então, o movimento antimanicomial vem pautando a defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental, principalmente no que diz respeito à liberdade e a convivência em sociedade.

Em abril deste ano, a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal promoveu uma audiência pública, com participação de especialistas, membros da Defensoria Pública e do Ministério Público, para discutir o corte de recurso da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), por parte de uma portaria do Ministério da Saúde. Além disso, as/os participantes da audiência debateram sobre um edital do Ministério da Cidadania que propõe investimento em hospitais psiquiátricos.

Diante de tantos retrocessos, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) se posiciona pela Reforma Psiquiátrica e por uma política de nacional de saúde mental antimanicomial, com o fortalecimento da Raps, pela garantia dos direitos das/os usuárias/os do serviço e também das/os trabalhadoras/es presentes nos diversos dispositivos.

Nenhum passo atrás: manicômio nunca mais!

Skip to content