Publicado em 11 agosto de 2016 às 19:14

No segundo dia de atividades, 11 de agosto, a I Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas da Bahia iniciou a manhã, com uma reflexão sobre o compromisso ético-político da profissão e a produção de subjetividade. José Moura, professor da Universidade de São Paulo (USP) e Thaís Goldstein, professora da Universidade Paulista (UNIP) foram as/os psicólogas/os convidadas/os para discutir a respeito do tema. O evento segue até sexta-feira (12), no auditório da Uneb, em Salvador.
Estudantes e profissionais de Psicologia puderam participar das discussões com experiências e percepções sobre temática. As/os convidadas/os trouxeram para o debate, alguns exemplos de sofrimentos vivenciados pelas minorias, muitas vezes naturalizados pela sociedade. José Moura reafirmou a necessidade de compreender o sentido da atenção psicológica em assuntos políticos: “Está em jogo a importância de entender que problemas políticos se revelam ainda mais claramente, quando são percebidos como problemas psicológicos”, pontuou. O professor também fez questão de ressaltar o papel da/o psicóloga/o nesse tipo de situação: “A não compreensão social desses fenômenos levam à falta de superação e cura, das pessoas individualmente afetadas. É muito difícil explicar o desprezo dos racistas pelas/os negros, por exemplo. Se quisermos viver em um país sem racismo, este sentimento precisa ser compreendido e é tarefa da/o psicóloga/o participar ativamente disso”, completou.
Durante a sua fala, Thaís Seltzer Goldstein lembrou a existência de toda uma construção social e histórica para os comportamentos subjetivos. Segundo a professora, a produção do sofrimento é um fenômeno histórico, que se apresenta de maneira única no sujeito. “A ancestralidade da subjetividade está presente nos sofrimentos dos indivíduos e nos relatos que escutamos nos serviços, nos consultórios. Isso nos faz lembrar que é necessário fazer o caminho oposto para entender como alguns indivíduos agem de maneira superior”, falou.
A mostra acontece até esta sexta-feira (12). As inscrições ainda podem ser feitas no local.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Confira os números apurados das Eleições 2025
Confira os números apurados das Eleições para o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) e Conselho Federal de Psicologia […]
Publicado em 11 agosto de 2016 às 19:14No dia da Psicóloga/o, CRP-03 reforça o papel da profissão na sociedade
A Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962 é um marco para a profissão de psicóloga/o no Brasil. […]
Publicado em 11 agosto de 2016 às 19:14Portaria Nº 1/2025: Dispõe sobre a composição das Subcomissões da Comissão Regional Eleitoral do CRP-03, para Eleições/2025, nos termos da Resolução CFP Nº 10.2024.
PORTARIA Nº 01/2025 DE 26/08/2025 Ementa: Dispõe sobre a composição das Subcomissões da Comissão Regional Eleitoral do CRP-03, para […]
Publicado em 11 agosto de 2016 às 19:14