/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Live discute Saúde mental e Direitos Humanos das populações indígenas

Live discute Saúde mental e Direitos Humanos das populações indígenas

A Live “Saúde mental e Direitos Humanos das populações indígenas” discutiu nesta segunda-feira, 26/04, a atuação das/os psicólogas/os no que diz respeito à atenção psicossocial aos povos originários.

A Live contou com a participação de convidadas/os que debateram sobre território, diversidade e bem viver dos povos indígenas.

O conselheiro do CRP-03, Álvaro P. Palha Júnior (CRP-03/17376) destacou que falar de Direitos Humanos e Saúde Mental Indígena das conexões que existem entre ambos, destacando as complexidades que estão implicados nessas relações. “É preciso entender os fenômenos nas complexidades em que eles se inscrevem”.

Neste sentido, a psicóloga Itaynara Rodrigues Silva (CRP-03 /21010) – Itaynara Tuxá – falou da necessidade de reconhecer essa diversidade, da importância do território e da luta pelo bem viver. “Nós somos povos diversos. Somos mais de 305, falando mais de 274 línguas, estando em todo o território nacional”.

Ainda nesse tocante, a psicóloga Thaynara Sousa Silva (CRP-01/19721) – Thaynara Sipredi – reiterou a necessidade de, independente da área de atuação, todas/os as/os profissionais se dedicarem à atenção psicossocial aos povos indígenas. “As/Os profissionais têm o costume de acreditar que só precisam estudar sobre saúde indigena quem vai atuar dentro dos territórios, como se a gente não estivesse presente em todos os outros espaços”.

A mediação foi realizada pela psicóloga Thais Santos Ouais (CRP-03/20581).

A iniciativa é do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, por meio da Comissão de Direitos Humanos e está disponível no Youtube (CRP03Videos). A atividade faz parte da Campanha Psicólogas/os em movimento pelo bem viver dos povos indígenas, realizada pela autarquia no mês de abril.

Assista: 

Skip to content