Publicado em 04 novembro de 2021 às 20:20

No mês da Consciência Negra, o Grupo de Trabalho Defesa dos Direitos das Crianças e das/os Adolescentes (GTDDCA), pertencente à Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), organiza o evento Racismo, infâncias e adolescências: um debate necessário. A atividade está marcada para o dia 11 de novembro, das 19h às 21h, com transmissão pelo Youtube do Conselho, no canal crp03vídeos. Para receber o certificado, a/o participante deve se inscrever através do Doity: https://doity.com.br/racismo-infancias-e-adolescencias-um-debate-necessario/inscricao.
A realização do debate acontece pela necessidade e importância de discutir a temática com a categoria de psicólogas/os e sociedade. Segundo o GT, o racismo faz parte estrutura a sociedade e apresenta em diversas formas de violência contra o público infanto-juvenil. Com isso, condutas e ideologias racialmente discriminatórias comumente significam a vulnerabilização de sujeitos e grupos e, como pessoas em peculiar situação de desenvolvimento, crianças e adolescentes podem experienciar forte impacto provocado por essa violência.
O Grupo também lembra a resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Nº 18/2002 que estabelece normas de atuação para psicólogas/os em relação ao preconceito e à discriminação racial e pontua o papel da Psicologia na construção de uma atuação crítica pautada na garantia e efetivação dos direitos humanos básicos, com prioridade de crianças e adolescentes.
Programação:
O papel da escola na construção de uma educação antirracista – Maria Cristina Evangelista Magalhães, pedagoga e economista.
O impacto do racismo na saúde mental de crianças e adolescentes – Psicóloga Ana Cristina Santos Silva (CRP-03/11015)
A arte como instrumento de luta contra discriminações de raça e gênero – Viviam Caroline de Jesus Queirós, integrante da Didá Banda Feminina.
Mediação: Manoela de Oliveira Lainetti (CRP-03/24184).
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia
Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]
Publicado em 04 novembro de 2021 às 20:20Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia
Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]
Publicado em 04 novembro de 2021 às 20:20Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]
Publicado em 04 novembro de 2021 às 20:20