Publicado em 26 junho de 2019 às 18:51

A Etapa Nordeste da I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia na Assistência Social aconteceu nos dias 17 e 18 de junho e reuniu profissionais da Psicologia e da Assistência Social de toda região Nordeste. Foram cerca de mil participantes inscritas/os e 93 trabalhos aprovados para apresentação.
O evento foi um importante momento de troca para profissionais que trabalham na área da proteção social nas suas diversas realidades. A programação começou com a mesa de abertura e a “Conferência SUAS – Inovação e resistência em tempos de retrocesso”, no primeiro dia de atividade e seguiu com as mesas “Psicologia e Atenção à População em Situação de Rua, “Atuação da Psicologia Nos diferentes níveis de complexidade do SUAS: O Fazer e seus Desafios”, entre outras. Outros temas abordados durante a mostra foram Gênero, Raça, Sexualidade e os desafios e caminhos do fazer profissional. Além das apresentações de trabalhos, que contemplaram mais temáticas.
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou o evento, juntamente com os outros CRs da região. “Foi um evento idealizado como incentivo para todos os Conselhos Regionais do Nordeste. Considerando a importância da pauta da assistência social, e que é uma das que mais abrange o nossa categoria nos espaços de políticas públicas, e também a que mais representa o nosso fazer profissional”, explicou o assessor técnico do (CREPOP-03), Pablo Jacinto.
A psicóloga Núbia Da Hora contou sobre suas motivações para participar da mostra: “Eu vim fazer parte para saber mais sobre as práticas que estão sendo desenvolvidas na área de assistência social. Trabalho na área e gostaria de saber o que minhas/meus colegas estão produzindo, ver a realidade de profissionais que trabalham com assistência social e também o que posso levar para minha unidade de retornos”.
Outro profissional que participou da atividade foi o psicólogo Lucas Ranyere. O participante saiu de Sergipe para a Mostra e pontuou que, a partir do evento, pôde refletir sobre o quanto o modelo de assistência social usado atualmente é recente e ainda frágil, por isso a importância de lutar por ele.
A etapa nacional está marcada para o dia 19 de julho, em Brasília, na sede do CFP. O tema escolhido para nortear os debates é “Balanço e análise geral dos resultados das etapas regionais”.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Processo eleitoral do CRP-03 conta com pedido de inscrição de duas chapas
Duas chapas enviaram pedido de inscrição na disputa para as eleições do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). Os […]
Publicado em 26 junho de 2019 às 18:51Eleições 2025: inscrições de chapas encerradas
As comissões eleitorais responsáveis pela condução do processo eleitoral dos Conselhos Regionais (CRPs) e da Consulta Nacional ao Conselho Federal […]
Publicado em 26 junho de 2019 às 18:5126 anos da Resolução CFP Nº 01/99
Em 2024, foram registradas 291 mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ na Brasil, segundo a pesquisa do Grupo Gay Bahia (GGB). […]
Publicado em 26 junho de 2019 às 18:51