/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Etapa baiana do X Seminário de Políticas Públicas destacou luta antimanicomial e reforma psiquiátrica no contexto da infância e da adolescência

Etapa baiana do X Seminário de Políticas Públicas destacou luta antimanicomial e reforma psiquiátrica no contexto da infância e da adolescência

Na última terça-feira (11/05), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP-03), realizou o X Seminário de Políticas Públicas – Etapa Bahia.

Na oportunidade, por meio do tema “Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica: reverberações nas políticas públicas voltadas à infância e adolescência”, as/os palestrantes destacaram os papéis da Psicologia e da Assistência Social à luz do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e da/o Adolescente.

A psicóloga Iara Carla Rodrigues Soares (CRP-03/8006) falou sobre o tema “Reforma psiquiátrica, luta antimanicomial e garantia de saúde mental a crianças e adolescentes”. “Um dos desafios que eu percebo na atualidade, pensando nos princípios da Reforma (psiquiátrica), é, principalmente como ofertar esse cuidado para a criança e a/o adolescente de maneira respeitosa, de maneira a não infringir seus direitos”, considerou Iara.

Pontuando aspectos da “Reforma Psiquiátrica, lógica de institucionalização e reverberações atenção socioassistencial a crianças e adolescentes”, a psicóloga Denize Tavares Macedo (CRP-03/6686) falou sobre a atuação da Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “As crianças e as/os adolescentes ainda são invisibilizadas/os, mesmo com uma Lei (Estatuto da Criança e da/o adolescente) que garanta e os coloque em um lugar de sujeitos de direitos”, disse Denize, falando da necessidade de protagonismo da infância e da adolescência na elaboração das políticas públicas.

A partir do tema “Reforma psiquiátrica, luta antimanicomial e garantia de saúde mental a crianças e adolescentes – CAPSia”, a psicóloga Carolina Pinheiro Moreira (CRP-03/007164) reiterou a importância do resgate histórico que as demais palestrantes trouxeram para o debate. “É possível a gente construir espaços de acolhimento, espaços de produção de uma sociabilidade mais saudável, espaços de fortalecimento de vínculo das famílias com as crianças, espaços de expressão…”, destacou Carolina, ao assinalar estratégias de atuação para promoção de saúde mental na infância e adolescência.

A mediação foi realizada por Pablo Mateus dos Santos Jacinto (CRP-03/14425), assessor técnico do CREPOP/CRP-03.

O evento integra as ações da Campanha de Maio Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos, realizada pelo CRP-03.

Assista ao X Seminário de Políticas Públicas – Etapa Bahia em nosso canal do Youtube:

Skip to content