Publicado em 10 abril de 2017 às 22:05

No último sábado (08), estudantes, psicólogas/os e profissionais de outras áreas participaram do I Colóquio Psicologia Escolar e Educacional: Incluindo Diversidades. No encontro, as/os participantes puderam refletir sobre diversos temas a partir do espaço escolar e suas particularidades. A atividade foi realizada na sede do CRP-03, através do Grupo de Trabalho Psicologia e Educação (GTPE) que faz parte da Comissão de Direitos Humanos do Conselho.
Para compartilhar experiências e provocar os debates, o GT trouxe cinco convidadas/os atuantes na temática. Bruno Vivas, Conselheiro do CRP-03, Carmedite Moreira, doutoranda em Psicologia, Karla Geyb, mestra em Psicologia, Marília Soares, mestra em Estudos Étnicos e Africanos e Rosangela Francischini, mestra em Psicologia Escolar ministraram as palestras.
Na primeira apresentação, Rosangela Francischini chamou atenção para a diversidade e alteridade. Na opinião da psicóloga é necessário quebrar um padrão de referência, já que todas/os as pessoas são diversas e únicas/os, dentro da condição de humanidade. O desrespeito religioso dentro do ambiente escolar também foi colocado em pauta. De acordo com Karla Geyb, as/os crianças pertencentes às religiões de origem africana são as mais perseguidas e possuem uma trajetória marcada pelo isolamento social, silenciamento e outros sofrimentos.
O preconceito e a discriminação ainda existem na prática da Psicologia, segundo Carmedite Moreira. Para a convidada, a escola ainda não está preparada para lidar com questões como orientações sexuais e identidades de gênero, por exemplo: “É um desafio tentar dar conta e refletir sobre isso com tantas demandas, pouco conhecimento e muito preconceito”. A temática das relações raciais não poderia ficar de fora dos debates. Durante a sua apresentação, Marília Soares afirmou que a escola é uma instituição branca, com conteúdos vindos da Europa e essa prática deve ser repensada para que sejam criadas ações mais afirmativas. As pontuações destacadas levaram ao questionamento a respeito da formação da/o profissional de Psicologia. Bruno Vivas, assim como as/os outras/os palestrantes destacou a ausência desses assuntos durante a fase acadêmica e como isso pode impactar de forma negativa nas práticas.
Lançamento do livro
Além das palestras, o Colóquio contou com o lançamento do livro: “Psicologia Escolar: que fazer é esse?” para aproveitar a presença de Rosângela Francischini, uma das organizadoras da publicação. O livro é dividido em três partes: Reflexões Teóricas Sobre a Psicologia na Educação, A Psicologia Diante dos Desafios da Educação Inclusiva e Compartilhando Práticas em Psicologia Escolar. Para baixar a publicação clique aqui.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
II Fórum de debates sobre raça e classe do Instituto de Psicologia da UFBA
No dia 26 de setembro, a partir das 18h, acontece o II Fórum de Debates sobre Raça e Classe do […]
Publicado em 10 abril de 2017 às 22:05CRP-03 participa de evento sobre Psicologia e Empreendedorismo
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou, na última terça-feira (19/09), do evento Psi Empreende: A Jornada do […]
Publicado em 10 abril de 2017 às 22:05CFP prorroga prazo de pesquisa sobre atuação de psicólogas/os no Sistema de Justiça. Participe!
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) prorrogou, até 15 de outubro, uma pesquisa junto às(aos) psicólogas(os) que atuam no Sistema […]
Publicado em 10 abril de 2017 às 22:05