/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

Em 23 de setembro de 1999, países participantes da Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres escolhiam o dia 28 de setembro como o Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

A inspiração veio do exemplo da Argentina, que em 23/9/1913, promulgou a Lei Palácios, criada para punir quem promovesse ou facilitasse a prostituição e a corrupção de crianças e adolescentes.

Mulheres e crianças são os principais alvos no que diz respeito ao tráfico de pessoas. Esta é uma violação que ocorre no mundo inteiro. Além disso, a discriminação de gênero, a violência doméstica, a pobreza são alguns fatores circunstanciais favorecedores do tráfico.

Considerando que os crimes de tráfico de pessoas e exploração sexual acontecem com frequência mas são pouco visíveis, por serem pouco divulgados, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) convida a todas/os para a denúncia dos casos de violação.

Além disso, a Comissão de Mulheres e Relações de Gênero (COMREG) do CRP-03 convoca a categoria de psicólogas/os ao enfrentamento ao tráfico de pessoas e a exploração sexual e comercial, bem como recomenda uma atuação para prevenção aos crimes, contribuindo para eliminar os fatores socioeconômicos e culturais da vulnerabilidade.

É imprescindível às/aos profissionais de Psicologia o reconhecimento dos elementos ligados ao sofrimento psíquico, oferecendo acolhimento e orientação adequadas para as vítimas de exploração sexual e do tráfico de pessoas.

Skip to content