/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Dia de reiterar que toda Psicologia precisa ser baseada em práticas antirracistas

Dia de reiterar que toda Psicologia precisa ser baseada em práticas antirracistas

Toda Psicologia precisa ser baseada em práticas antirracistas. Assim, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) destaca o Dia da Consciência Negra, reafirmando o compromisso ético que a Psicologia precisa ter com as pautas antirracistas.

Numa sociedade extremamente racista, como a sociedade brasileira, a Psicologia se faz com psicólogas e psicólogos atuando no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade, em atenção à Resolução do Conselho Federal de Psicologia N.º 18/2002, que define que psicólogas/os atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo.

É importante sempre lembrar que a Resolução N.º 18/2002 leva em consideração, entre outros dispositivos, os artigos VI e VII dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional das/os Psicólogas/os. A saber:

“Art. VI – A/O Psicóloga/o colaborará na criação de condições que visem a eliminar a opressão e a marginalização do ser humano.

Art. VII – A/O Psicóloga/o, no exercício de sua profissão, completará a definição de suas responsabilidades, direitos e deveres de acordo com os princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10/12/1948 pela Assembléia Geral das Nações Unidas.”

CAMPANHA

Este mês, o CRP-03 realiza em novembro a campanha “As contribuições da Psicologia para uma sociedade antirracista” a fim de sensibilizar psicólogas/os e estudantes de Psicologia para o debate sobre a temática racial em suas práticas. Fique atenta/o à programação.

 

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link.
Baixe o arquivo aqui.
Confira também as dicas de leitura sobre o assunto.

 

Skip to content