/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Dia de reiterar que toda Psicologia precisa ser baseada em práticas antirracistas

Publicado em 20 novembro de 2021 às 13:24

Dia de reiterar que toda Psicologia precisa ser baseada em práticas antirracistas

Toda Psicologia precisa ser baseada em práticas antirracistas. Assim, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) destaca o Dia da Consciência Negra, reafirmando o compromisso ético que a Psicologia precisa ter com as pautas antirracistas.

Numa sociedade extremamente racista, como a sociedade brasileira, a Psicologia se faz com psicólogas e psicólogos atuando no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade, em atenção à Resolução do Conselho Federal de Psicologia N.º 18/2002, que define que psicólogas/os atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo.

É importante sempre lembrar que a Resolução N.º 18/2002 leva em consideração, entre outros dispositivos, os artigos VI e VII dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional das/os Psicólogas/os. A saber:

“Art. VI – A/O Psicóloga/o colaborará na criação de condições que visem a eliminar a opressão e a marginalização do ser humano.

Art. VII – A/O Psicóloga/o, no exercício de sua profissão, completará a definição de suas responsabilidades, direitos e deveres de acordo com os princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10/12/1948 pela Assembléia Geral das Nações Unidas.”

CAMPANHA

Este mês, o CRP-03 realiza em novembro a campanha “As contribuições da Psicologia para uma sociedade antirracista” a fim de sensibilizar psicólogas/os e estudantes de Psicologia para o debate sobre a temática racial em suas práticas. Fique atenta/o à programação.

 

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link.
Baixe o arquivo aqui.
Confira também as dicas de leitura sobre o assunto.

 

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

II COMIGRAR: CFP realiza conferência livre sobre Psicologia no contexto de migração, refúgio e apatridia

Psicólogas e psicólogos têm até 3 de março para efetivar inscrição exclusivamente por formulário eletrônico O Conselho Federal de Psicologia […]

Penalidades públicas da Comissão de Ética do CRP-03

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa sobre penalidades públicas da Comissão de Ética da autarquia: Processo Ético […]

CRP-03 anuncia seleção para vaga de estágio em Secretariado Executivo

O Conselho Regional de Psicologia – CRP 3ª REGIÃO (CRP-03)torna pública a realização de processo seletivo para preenchimento de 01 […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo