/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Dia de lembrar que estamos em luta todos os dias para combater o racismo

Dia de lembrar que estamos em luta todos os dias para combater o racismo

Para construir uma nação mais justa, inclusiva e equânime, hoje, 13 de maio, é dia de lembrar que estamos em luta todos os dias para combater o racismo.

Há 133 anos, o Brasil declarava, do ponto de vista formal, o fim da escravização no País. Todavia, o dia seguinte à abolição revelou (e ainda revela) que – sem reparações históricas e condições de inserção social, econômica e política – o que temos é uma abolição inacabada, inconclusa.

Desta forma, a partir das mobilizações estratégicas dos movimentos negros, especialmente dos movimentos de mulheres negras, o 13 de Maio tem sido ressignificado e demarca o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

A Psicologia ocupa um imprescindível papel no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade, uma vez que o racismo estrutural impacta na saúde mental de pessoas negras e indígenas.

Assim, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia reitera a importância da Resolução do Conselho Federal de Psicologia N.º 018/2002, que estabelece que psicólogas/os atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo.

Neste sentido, reforça a importância de conhecer as referências para atuação no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade:

Conselho Federal de Psicologia. Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os. Brasília: CFP, 2017.
Conselho Federal de Psicologia. RESOLUÇÃO CFP N.º 018/2002. Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial. Brasília: CFP, 2000.