Publicado em 14 novembro de 2020 às 11:49

11 milhões de pessoas analfabeta/os. Este é o número estimado, no Brasil, de pessoas com 15 anos ou mais de idade que não têm pleno domínio do alfabeto e das habilidades de leitura e escrita. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam a urgência de implementação de políticas públicas de alfabetização mais eficazes.
O racismo estrutural é um dos principais fatores que dificultam a superação de problemas antigos que acometem o sistema educacional brasileiro há séculos. Com a alfabetização não é diferente, uma vez que analfabetismo entre negros é quase o triplo que entre brancos, também de acordo com o IBGE.
Este sábado (14/11), marca a passagem do Dia Nacional da Alfabetização, escolhido em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402.
Com 11 milhões de pessoas analfabeta/os, a data serve para reiterar que falta muito ainda ser feito para reverter esse processo de exclusão social que atinge, principalmente, grupos mais vulneráveis.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia
Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]
Publicado em 14 novembro de 2020 às 11:49Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia
Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]
Publicado em 14 novembro de 2020 às 11:49Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]
Publicado em 14 novembro de 2020 às 11:49