/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Data destaca diversidade e pluralismo dentro da cultura latina

Publicado em 15 maio de 2021 às 10:00

Data destaca diversidade e pluralismo dentro da cultura latina

15 de maio é conhecido como o Dia Internacional da Latinidade. Isso acontece porque, em dezembro de 2000, durante o XIX Congresso da União Latina ficou decidida a comemoração da convenção constitutiva da União Latina.

O documento foi assinado em 15 de maio de 1954, na cidade de Madrid, Espanha, com as seguintes atribuições à UL:
a) Promover no mais alto grau, a cooperação intelectual entre os países que a integram e estreitar os laços espirituais e morais que os unem,
b) Fomentar a valorização e a projecção do seu património cultural comum,
c) Assegurar o conhecimento recíproco mais profundo das características, instituições e necessidades específicas de cada um dos povos latinos,
d) Colocar os valores morais e espirituais da latinidade ao serviço das relações internacionais, a fim de conseguir maior compreensão e cooperação entre as Nações e contribuir para a prosperidade dos seus povos.

Diante disso, representantes de 36 países membros da Organização definiram que a data marcaria “o início de um período ao longo do qual os países latinos estabeleceram mecanismos permitindo preservar a riqueza cultural do mundo latino, dos quais são herdeiros, para melhor preverem o futuro”.

A data tem o objetivo de chamar atenção para a cultura, história e tradição do povo latino. É importante destacar que cada povo possui seus costumes, o que demonstra diversidade e pluralismo dentro da cultura latina.

No dia de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) também celebra a União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) “que reúne esforços para a construção de uma Psi­colo­gia com­pro­metida com as urgências e neces­si­dades de nos­sos países na América Latina”. A ULAPSI foi cri­ada em 23 de novem­bro de 2002, no Méx­ico e reúne várias enti­dades de Psi­colo­gia da América Latina com o obje­tivo de constituir-se como uma rede de artic­u­lação cien­tí­fica, profis­sional e acadêmica. Para saber mais acesse: http://ulapsi.org/web/.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia

Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia

Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]

Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo