/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 se solidariza com pessoas refugiadas

CRP-03 se solidariza com pessoas refugiadas

A data de hoje foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2000, por meio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) com o objetivo de levantar discussões com a sociedade e governos, sobre a situação de milhões de pessoas em deslocamento forçado em todo o mundo.

Segundo a ACNUR, refugiadas/os são pessoas que estão fora de seu país de origem por conta de perseguições relacionadas às questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, além de sofrer graves violações de direitos humanos e conflitos armados. Os últimos dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), na 5ª edição do relatório intitulado “Refúgio em Números”, só em 2019, o Brasil reconheceu 21.515 refugiadas/os, na maioria vindas/os da Venezuela, Síria e República do Congo. 

Para o dia de hoje, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) lembra do item 14, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma que “Toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países”.

Nossa solidariedade e respeito ao povo refugiado!

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link.

Baixe o arquivo aqui.

Skip to content