/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 promove oficina online sobre Como obter Registro de Especialista no CRP-03

Publicado em 16 outubro de 2023 às 17:51

CRP-03 promove oficina online sobre Como obter Registro de Especialista no CRP-03

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da Comissão de Análise para Concessão de Registro de Psicóloga/o Especialista (CARPE), promove, nesta quarta-feira (18/10), a oficina virtual com o tema o “Como obter Registro de Especialista no CRP-03”. O objetivo do encontro é orientar a categoria profissional e sanar dúvidas sobre as especialidades da Psicologia reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), sobre como requerer o registro de especialista e sobre as condições para a concessão deste do título. Acontece das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo Youtube do CRP-03. Para participar, as/os profissionais interessadas/os devem se inscrever no Doity (clique aqui)

Participará do encontro a coordenadora da CARPE, Fabrícia Pereira da Silva (CRP-03/17359), a assessora técnica da CARPE, Chaiane dos Santos (CRP-03/21924) e a estagiária da CARPE Gabriella Maria Sampaio Porto. A proposta de diálogo será: apresentar a comissão e a nova resolução vigente (CFP Nº 23/2022), prestar orientação quanto ao requerimento de registro de especialista, a documentação a ser encaminhada ao CRP-03, os requisitos necessários para a concessão do registro na Carteira de Identidade Profissional (CIP), os motivos frequentes de diligência e indeferimento, dúvidas e erros mais recorrentes levantados através dos e-mails encaminhados pela categoria, finalizando o encontro com um espaço para perguntas das/os presentes.

Desde o início do ano até o presente momento, a CARPE analisou 68 protocolos de requerimento de registro de psicóloga/especialista. Desses, 42 protocolos obtiveram parecer de deferimento (62%) sem necessidade de diligência para correção de documentação por parte da/o profissional, 22 protocolos (32%) necessitaram de envio de diligência requerendo algum tipo de correção e 4 protocolos (6%) receberam parecer de indeferimento direto por não cumprirem exigências mínimas obrigatórias.

“Diante do quantitativo de quase 40% dos casos ter tido necessidade de alguma correção e/ou parecer de indeferimento, demonstrando o desconhecimento, por parte das/os profissionais, não só da Resolução CFP nº 23/2022, como também do preenchimento correto do requerimento de registro de especialista, acredita-se que esta oficina pode ter um impacto positivo para as/os profissionais que irão requerer”, afirma a coordenadora da Comissão, Fabrícia Pereira da Silva (CRP-03/17359). 

SOBRE A CARPE

A Comissão de Análise para Concessão de Registro de Psicóloga(o) Especialista do Conselho Regional de Psicologia da Terceira Região (CARPE/CRP-03) é responsável por receber, realizar a análise e encaminhar os processos de solicitação de registro de psicóloga/o especialista na carteira de identificação profissional (CIP) feitos pelas/os profissionais de sua circunscrição (3a Região). A análise é realizada pela CARPE e encaminhada para aprovação em plenária. A CARPE orienta a categoria referente às dúvidas que tangem a obtenção do registro em Carteira de Identidade Profissional (CIP) e contribui com as demais dúvidas que podem surgir acerca da temática.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

Brasil tem mais de 1,69 milhão de pessoas que se declaram indígenas

No ano de 1943 foi publicado o Decreto-Lei Nº 5.540, emitido pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, que estabelecia […]

Conselho emite nota sobre campanhas de marketing acerca da não necessidade do atendimento psicoterapêutico

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), autarquia federal criada pela Lei 5.766 de 20 de dezembro de 1971, […]

CRP-03 realiza live sobre a Psicologia no CAPS e sua importância na Reforma Psiquiátrica

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da Comissão de Políticas Públicas (CPP), Comissão de Saúde e […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo