Publicado em 15 julho de 2025 às 12:53

Evento reunirá profissionais de diversas regiões do país para debater desafios, ética e avanços na atuação psicológica no trânsito
Nos dias 8 e 9 de agosto de 2025, a cidade de Feira de Santana será palco do primeiro Workshop da Psicologia do Tráfego, uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), por meio da sua Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito (COMHT). O encontro traz o tema central “Oportunidades e desafios para a atuação profissional na Psicologia do Tráfego” e tem a proposta de reunir profissionais da área para um momento de escuta, formação e troca de experiências sobre as diferentes frentes de atuação da Psicologia do Trânsito no Brasil.
A programação contará com mesas redondas, palestras e dinâmicas que abordarão temáticas como as etapas da perícia psicológica de candidatos à CNH, ética profissional, mobilidade humana, avaliação psicológica de pessoas idosas e com deficiência, e as implicações do Projeto de Lei 4111/2023 para a prática da categoria. Estão confirmadas participações do Conselho Federal de Psicologia, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT), diversos Conselhos Regionais de Psicologia, além de outros órgãos que possuem atuação relacionada ao trânsito.
Para a psicóloga Bianca da Cruz Oliveira (CRP-03/13829), coordenadora da COMHT e palestrante do evento, o workshop representa um avanço importante na valorização dessa área específica da Psicologia.
“A Psicologia do Tráfego exige uma escuta muito qualificada e uma atuação ética e tecnicamente fundamentada. Esse encontro nasce do compromisso do CRP-03 com a formação continuada, mas também do desejo da categoria de estar mais próxima, fortalecendo redes e partilhas que aprimorem nossa prática profissional”, afirma Bianca da Cruz Oliveira (CRP-03/13829).
O evento é gratuito, aberto à categoria profissional, e será realizado no Auditório Ernestina Silva Lima R. Gen. João Costa, 122 – Ponto Central, Feira de Santana. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na plataforma Doity. Vale ressaltar que haverá certificado para os participantes. A expectativa é reunir cerca de 150 profissionais nos dois dias de programação.
Confira a programação
Dia 08/08 – Manhã
08:00 – 09:00 – Credenciamento e recepção
09:00 – 10:00 – Abertura do evento com mesa institucional: Oportunidades e Desafios para a atuação profissional na Psicologia do Tráfego
10:00 – 12:30 – Possibilidades de atuação dos Psicólogos do Tráfego além da Perícia Psicológica
– Mobilidade e Educação – Vagner Francisco dos Santos Dias (C1RP-03/28535)
– Atendimento/psicoterapia de condutores profissionais – Patrícia Sandri (CRP-07/07414)
– Atuação diante das situações de emergências e desastres (sinistros que envolvem muitas pessoas) – Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974)
– Atuação nas políticas públicas e na execução do PNATRANS – Renan da Cunha Soares Júnior (CRP-14/02715-9)
12:30 – 13:30 – Intervalo de almoço
Dia 08/08 – Tarde
13:30 – 15:30 – Mesa redonda – Contextualização normativa da perícia psicológica no contexto do trânsito
– Principais marcadores legais do DETRAN e CONTRAN que norteiam a prática psicológica na clínica de trânsito – Ana Paula Sena Cohen (CRP-03/9953)
– Principais dispositivos legais do CFP e CRP que embasam a atuação do psicólogo do tráfego – Arlete de Almeida Silva Souza (CRP-03/12177)
– Incidências políticas realizadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia para a aprovação do PL 4111/2023 e as implicações da aprovação para a atuação profissional – Juliana de Barros Guimarães (CRP-02/10764)
15:30 – 16:00 – Intervalo / Coffee Break
16:00 – 18:00 – Mesa redonda: A ética envolvida e necessária no processo da perícia
– Orientações sobre a atuação qualificada e elaboração de documentos provenientes da perícia psicológica – Aldiene Vitória Nascimento (CRP-03/13842)
– Princípios éticos importantes para a atuação na perícia psicológica – Bianca da Cruz Oliveira (CRP-03/13829)
– Implicações éticas na atuação e na produção de documentos psicológicos – Tâmara Melo Azevedo (CRP-03/3943)
Dia 09/08 – Manhã
08:00 – 10:30 – Mesa redonda – Desafios do processo da perícia psicológica
– O processo avaliativo de pessoas com deficiência, pessoas idosas e a construção de instrumentos que contemplem as necessidades desse público – Maria Cristina Garcia de Rezende Perrupato (CRP-18/00199)
– Os desafios da perícia psicológica, marcadores sociais e psicológicos: povos originários e povos tradicionais – Ailena Julie Silva Conceição (CRP-03/15296)
– Direitos Humanos e a Perícia Psicológica – Alessandra Santos de Almeida (CRP-03/03642)
– Atuação das Juntas Psicológicas e o fazer do profissional de Psicologia – Renan da Cunha Soares Júnior (CRP-14/02715-9)
10:30 – 10:45 – Intervalo / Coffee Break
10:45 – 13:00 – Etapas do processo da perícia psicológica na clínica do trânsito: avaliação dos construtos psicológicos
– Atualizações sobre a avaliação dos construtos cognitivos – Roberto Moraes Cruz (CRP-12/01418)
– Atualizações sobre a avaliação da personalidade – Maria Cristina Garcia de Rezende Perrupato (CRP-18/00199)
13:00 – 14:00 – Intervalo de almoço
Dia 09/08 – Tarde
14:00 – 16:30 – Etapas do processo da perícia psicológica na clínica do trânsito: realização das entrevistas
– Critérios para entrevistas psicológicas dentro do processo de perícia – Juliana de Barros Guimarães (CRP-02/10764)
– O impacto da entrevista qualificada na perícia psicológica do tráfego: Cases de sucesso – Marlene Alves da Silva (CRP-03/1198)
16:30 – 17:30 – Reunião das Comissões de Trânsito dos Conselhos Regionais de Psicologia
17:30 – Encerramento / Coffee Break
Serviço
📍 Local: Auditório Ernestina Silva Lima R. Gen. João Costa, 122 – Ponto Central, Feira de Santana – BA, 44075-505
📅 Data: 8 e 9 de agosto de 2025
🎟 Inscrições: Gratuitas, via Doity
👥 Público-alvo: Psicólogas/os), especialmente da área do trânsito
📜 Certificado: Emitido para participantes inscritos
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Lei Maria da Penha completa 19 anos: Psicologia reafirma compromisso no combate à violência contra as mulheres
Neste 7 de agosto, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 19 anos de vigência no Brasil. Fruto […]
Publicado em 15 julho de 2025 às 12:53Psicóloga/o, verifique sua situação financeira e esteja apta/o para votar!
As eleições do Sistema Conselhos de Psicologia acontecem entre 23 e 27 de agosto, mas as/os psicólogas/os já podem conferir […]
Publicado em 15 julho de 2025 às 12:53Chapas que concorrem à próxima gestão do CRP-03 apresentam propostas em debate
Atividade integrou o calendário de ações relacionadas à eleição 2025 A fim de garantir que a categoria conheça e avalie […]
Publicado em 15 julho de 2025 às 12:53