/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 pela garantia de direitos da população LGBTI+

CRP-03 pela garantia de direitos da população LGBTI+

Há 25 anos, o dia 26 de outubro demarca a luta pelo fim da invisibilidade das pessoas intersexo.

A data é uma referência à primeira demonstração pública de que se tem registro de pessoas intersexo, realizada durante a conferência anual da Academia Americana de Pediatria na cidade de Boston/EUA. A partir deste momento também houve a inserção da letra “I” na sigla LGBT+ para inclusão deste grupo.

Conforme a Organização das Nações Unidas  (ONU), “pessoas intersexo nascem com características que não correspondem ao que a sociedade caracteriza tradicionalmente como masculino ou feminino. Seu corpo e sua experiência de vida desafiam a rigidez dessas classificações culturais, assim como o preconceito que pode surgir desses conceitos. Para os indivíduos intersexo, o direito de definir o próprio gênero é fundamental para uma vida plena”.

Considerando os desafios impostos pela sociedade às pessoas intersexo, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia reitera o compromisso da Psicologia com os Direitos Humanos  para  garantia de direitos da população LGBTI+, destacando a importância da atuação da psicóloga/o em atenção às pessoas intersexo e familiares.

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET.

Baixe o arquivo aqui.

Skip to content