/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 participa de ato virtual contra os retrocessos na política de saúde mental no país

CRP-03 participa de ato virtual contra os retrocessos na política de saúde mental no país

Transmissão contou com representantes de entidades ligadas à Psicologia

Na tarde de hoje, 14 de dezembro, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), representado pela conselheira Gabriela Matos Borges (CRP-03/8947), marcou presença no Dia D da Saúde Mental: a Psicologia contra o Revogaço. O ato virtual promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), juntamente com os 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e outras entidades, aconteceu para marcar o posicionamento contrário do Sistema Conselhos em relação aos retrocessos na política de saúde mental no país, presentes no documento de título “Diretrizes para um modelo de atenção integral em saúde mental no Brasil“. Representantes de diversas entidades ligadas/os à Psicologia no Brasil também participaram da transmissão.

A notícia da revogação de cerca de 100 portarias sobre saúde mental, por parte do Governo Federal foi recebida com bastante preocupação. A ação levaria ao desmonte das políticas públicas de saúde mental e abriria a possibilidade de retorno ao modelo manicomial, combatido amplamente pela Reforma Psiquiátrica. Durante o ato, a conselheira Gabriela Borges reforçou o compromisso da Psicologia baiana com o cuidado em liberdade, com a Reforma Psiquiátrica, redução de danos, com o SUS e com a luta por uma sociedade democrática de fato.

“Nos opomos aos desejos de manicômio que reinventam práticas e estruturas de exclusão tendo nas comunidades terapêuticas, umas das suas representações mais violentas. Os saberes científicos, técnicos e populares legitimam que a liberdade é a melhor forma de cuidar” pontuou a psicóloga. Gabriela também falou sobre a importância dos dispositivos territoriais e de cuidado intensivo da Raps e convidou todas a todos a se mobilizarem contra o revogaço.

A transmissão está disponível no canal do Youtube do CFP. Para assistir clique aqui.

 

Skip to content