/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 lança selo comemorativo pelos 60 anos da Psicologia

CRP-03 lança selo comemorativo pelos 60 anos da Psicologia


Em 2022, celebramos 60 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil. Para destacar a importância desse feito, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) criou um selo comemorativo, a ser utilizado em materiais institucionais e atividades comemorativas planejadas para este ano. São “60 anos construindo a Psicologia com Ética e Direitos Humanos”, como preconiza o tema escolhido para o símbolo.

Reconhecida com a promulgação da Lei 4119, de 27 de agosto de 1962, a Psicologia conta com diversos contextos de lutas em todos os estados brasileiros. Na Bahia, não foi diferente, afinal, foram muitos os movimentos históricos em prol da constituição da Psicologia, enquanto ciência e profissão.

Um passo importante, neste sentido, é a instituição do CRP-03, em 1973, concomitantemente, com o Conselho Federal de Psicologia, e, juntamente com outros cinco Regionais – a partir da LEI No 5.766, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1971. A criação do regional é um marco para organização da atuação da Psicologia na Bahia, pois são 49 anos orientando, disciplinando, fiscalizando e regulamentando o exercício da profissão de psicóloga/o no estado.

Desta forma, o selo presta uma homenagem às/aos profissionais que atuam, comprometidas/o com a ética profissional e com direitos humanos, em todos os cantos da Bahia, bem como a todas/todos aquelas/aqueles que, ao longo dessas 6 décadas, se articularam e se engajaram para consolidar a profissão no estado e no Brasil.

Skip to content