Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou do Lançamento do Relatório Nacional de Inspeção em Hospitais Psiquiátricos, realizado no no ínicio desse mês, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília. O evento teve o objetivo apresentar a síntese do Relatório Nacional desenvolvido conjuntamente entre, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público do Trabalho (MPT), e Conselho Federal de Psicologia(CFP).
Representado pela conselheira Comissão de Saúde, Emmila Carvalho, o CRP-03 marcou presença no evento em considerar a importância do debates sobre saúde mental no país. Segundo a psicóloga Emmila Carvalho (CRP a lamentável situação já conhecida pelo Sistema Conselhos de Psicologia foi comprovada. Ela avaliou que é necessário desenvolver estratégias para a ampla publicização do documento e para a continuidade da luta antimanicomial.
Os resultados da inspeção realizada em 40 Hospitais Psiquiátricos são alarmantes e mostram uma série de violação de direitos tais como, manutenção das características asilares, condições precárias de higiene, incluindo acesso restrito à água, má alimentação, proibição de acesso à família, maus tratos, entre outros.
Para ler o relatório na integra clique aqui.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Inscrições abertas para o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática profissional da Psicologia”
Nos dias 19 e 20 de setembro, acontecerá o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática […]
Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21Saiba como apresentar a justificativa
Atenção! As/os psicólogas/os que não votaram nas eleições devem apresentar a justificativa até o dia 26 de outubro de 2025. […]
Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21Dia Nacional do Orgulho Lésbico – Por mais visibilidade, representatividade e protagonismo!
O mês de agosto possui duas datas importantes para a população LGBTQIA+. Além do Dia Nacional do Orgulho Lésbico, celebrado […]
Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21