/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

CRP-03 discute enfrentamento ao racismo em Guanambi

Publicado em 02 março de 2023 às 18:13

CRP-03 discute enfrentamento ao racismo em Guanambi

Atividade acontece na noite do dia 17 de março, no auditório da UniFG

Pauta de extrema importância para o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), o enfrentamento ao racismo será tema de discussão do evento intitulado “Por uma Psicologia antirracista”, agendado para o dia 17 de março, das 18h às 20h30, no auditório da UniFG, em Guanambi, localizado na Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911, São Sebastião. A iniciativa faz parte do plano de trabalho desenvolvido pelo GTI Guanambi e tem como público-alvo, psicólogas/os, estudantes de Psicologia e sociedade em geral. Com entrada gratuita e inscrições no local, as/os participantes terão direito ao certificado. 

Para cumprir com propostas do 11º Congresso Regional da Psicologia – Etapa Bahia (COREP-BA) e do 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), o debate tem a finalidade de promover discussões multidisciplinares, com a presença de profissionais da Psicologia, do Direito e representante de movimento social, sobre o papel da Psicologia diante do enfrentamento ao racismo e demais discriminações raciais. Além disso, o projeto pretende possibilitar o diálogo sobre as questões que atravessam o racismo, para se intervir nos aspectos atrelados aos direitos humanos, que se envolvem à prática ética das/os profissionais de Psicologia, diante tais demandas.

A programação conta com a participação de conselheiras/os do CRP-03 e outras convidadas/os. Confira quais são:

Matheus de Souza Santana, psicólogo (CRP-03/18293), conselheiro do XVII Plenário e coordenador da Comissão de Psicologia e Relações Raciais, especialista em Saúde Pública e em Saúde Mental Coletiva e mestrando em Saúde Coletiva. Atua como supervisor de estágio em Psicologia, com atendimento psicológico no SUS e em clínica privada.

Beatriz Rodrigues Barbosa, psicóloga (CRP-03/21583), vice-coordenadora do GTI Guanambi, especialista em Psicanálise. Atua em CRAS, clínica privada e estuda a saúde mental feminina e a clínica racializada.

Marta Aparecida dos Santos Mamédio, psicóloga (CRP-03/21584), especializanda em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade e mestranda em Saúde Mental Indígena pelo Programa de Mestrado em Saúde da População Negra e Indígena. Atua com povos indígenas pelo Conselho Indigenista Missionário. 

Valéria Pôrto dos Santos, engenheira agrônoma, mestra em Desenvolvimento Sustentável e representante da Central Regional Quilombola (CRQ) e articula com o Movimento Quilombola do Estado da Bahia e a Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas do Brasil (CONAQ). Atua na inclusão produtiva rural e na militância junto aos movimentos sociais.

Alcir Rocha dos Santos, advogado (OAB/BA 33.754), Mestre em Direitos Fundamentais e docente da Universidade Estadual do Piauí.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

II COMIGRAR: CFP realiza conferência livre sobre Psicologia no contexto de migração, refúgio e apatridia

Psicólogas e psicólogos têm até 3 de março para efetivar inscrição exclusivamente por formulário eletrônico O Conselho Federal de Psicologia […]

Penalidades públicas da Comissão de Ética do CRP-03

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa sobre penalidades públicas da Comissão de Ética da autarquia: Processo Ético […]

CRP-03 anuncia seleção para vaga de estágio em Secretariado Executivo

O Conselho Regional de Psicologia – CRP 3ª REGIÃO (CRP-03)torna pública a realização de processo seletivo para preenchimento de 01 […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo