/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 destaca dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha

CRP-03 destaca dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha

Vem de longe a história da organização das mulheres negras por uma sociedade mais justa, inclusiva e equânime. Esses passos precisam ser lembrados e respeitados. Hoje, 25 de julho, é celebrado um importante marco desses movimentos de luta e de resgate dessa memória.

A data foi instituída há 29 anos, em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana. Surgiu para visibilizar as lutas das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

Aqui no Brasil, a lei de 2014, sancionada por Dilma Rousseff, legitimou o 25 de Julho como o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que lutou bravamente contra a escravização de comunidades negras e indígenas no século XVIII.

Reconhecendo os desafios impostos à população afrodescendente deste país – oriundos dos mais de 300 anos de escravização – o Conselho Regional de Psicologia Bahia reitera a urgência de uma Psicologia consonante às vozes das mulheres negras, a fim de combater o racismo estrutural.

CRPretas

Este mês, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) está realizando mais uma edição do CRPretas, campanha em referência ao Julho das Pretas. O principal objetivo é promover o debate interseccional no que diz respeito às Psicologias e as agendas das mulheres negras. A campanha visa chamar a atenção da categoria de psicólogas/os no que diz respeito à promoção de saúde mental dessa população – historicamente, violentada pelo racismo estrutural e estruturante.

Para saber mais, acesse www.crp03.org.br

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link.
Baixe o arquivo aqui.

Skip to content