/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 destaca a importância da Psicologia no combate às LGBTIfobias

CRP-03 destaca a importância da Psicologia no combate às LGBTIfobias


Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluía a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

Desde então, esta data passou a demarcar o Dia Internacional de Luta contra a LGBTIfobia. São 32 anos de muitas lutas por conquistas e de garantias de direitos. Isto porque, é urgente romper com as inúmeras formas de discriminação e violência contra a população LGBTI.

O Brasil é o país que mais assassina pessoas LGBTI, registrando altos índices de violência e de discriminação. Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) dão conta que 140 pessoas trans foram assassinadas no Brasil em 2021, além de uma série de outras violações de direitos humanos dessa população.

Em um cenário de tantas violações, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) destaca a importância da Psicologia no combate às LGBTIfobias e na promoção de saúde. Para tanto, a autarquia orienta o trabalho das/os profissionais desta área, em conformidade com a resolução 01/1999, que estabelece normas de atuação para as/os psicólogas/os em relação à questão da Orientação Sexual. É importante destacar que a Resolução 01/99 é referência mundial sendo traduzida em três idiomas.

Além disso, o CRP-03 convida a todas e a todos a lutarem contra qualquer prática discriminatória, em defesa dos direitos humanos, pela reestruturação e fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde da população LGBTI.

Skip to content