Publicado em 15 maio de 2023 às 14:13

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1993, a data de hoje tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o papel da família na formação das pessoas. De acordo com a ONU, um mundo mais igualitário e justo deve ter como base, a existência de políticas direcionadas aos núcleos familiares, sobretudo os mais vulneráveis.
O conceito de família foi se transformando ao longo dos anos e após muitos questionamentos e mobilizações de movimentos sociais, as configurações que não seguiam o modelo patriarcal estão tendo um pouco mais de visibilidade. É fundamental que as famílias nucleares, heteronormativas, rigidamente binárias, determinadamente consanguíneas, não sejam tidas como formato único de família.
Com isso, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reforça a importância de se respeitar as diversas famílias que se apresentam. O CRP-03 também destaca o princípio I do Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o:
“I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.”
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
CRP-03 anuncia calendário de ações de atendimento descentralizado no mês de setembro
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) divulga o calendário de setembro do programa CRP-03 em Movimento. O programa […]
Publicado em 15 maio de 2023 às 14:13CRP-03 informa alteração de funcionamento no dia 05/09
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa que não haverá expediente na sede e nas subsedes, no dia […]
Publicado em 15 maio de 2023 às 14:13Inscrições abertas para o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática profissional da Psicologia”
Nos dias 19 e 20 de setembro, acontecerá o “VII Encontro Saúde Mental, Gênero e Violências: Orientações para a prática […]
Publicado em 15 maio de 2023 às 14:13