/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  COREP-BA aprova 28 propostas que seguem para a etapa nacional

COREP-BA aprova 28 propostas que seguem para a etapa nacional


O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realizou entre 01 e 03 de abril, o 11º Congresso Regional da Psicologia Bahia (11º COREP-BA), na Unime, campus Paralela, em Salvador-BA. O evento que antecede o 11° Congresso Nacional da Psicologia (11°CNP) contou com a participação de 69 delegadas/os eleitas/os na etapa anterior (Pré-Coreps), juntamente com sete convidadas/os. Com uma programação intensa, a atividade foi organizada em formato totalmente presencial, respeitando todas as normas de segurança em relação à pandemia da COVID-19.

No primeiro dia de evento, as/os delegadas/os iniciaram os trabalhos com a aprovação do regimento do 11º COREP-BA, além de eleger a mesa diretora que conduziu os processos do Congresso. As/os conselheiras/os do CRP-03 Iara Martins, Ana Caroline Moura Cabral, Catiana Nogueira, o representante do Sindicato das/os Psicólogas/os no Estado da Bahia (SINPSI-BA), Marcelo Tourinho e a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Alessandra Almeida fizeram falas na mesa institucional. Alessandra também foi convidada para discutir sobre os impactos da pandemia e os desafios da profissão frente às desigualdades na mesa temática.  

Nos dias 02 e 03 de abril, foram apreciadas e aprovadas as propostas encaminhadas através dos eventos preparatórios e dos Pré-Coreps. No total, a plenária aprovou 81 propostas, sendo 28 de âmbito nacional e 53 de âmbito regional, pertencentes ao Eixo 1 “Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia”, Eixo 2  “Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas” e Eixo 3 “O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental”.

A coordenadora da Comissão Organizadora do COREP-BA, Ana Caroline Moura Cabral avaliou o evento como uma soma de trabalhos, percepções, posicionamentos e identidade profissional, a partir do empenho das/os servidoras/es do Conselho, apoio do CFP, parceria com outras instituições e, principalmente, da mobilização do XVI Plenário. Segundo a psicóloga, todas as atividades fazem parte de um processo democrático, legítimo e construído desde o envio de propostas, vindas de toda a Bahia, até o Congresso Regional, onde todos os territórios se encontram. “Parabéns às/aos psicólogas/os por acompanharem a dinâmica profissional adotada via Sistema Conselhos de Psicologia. É um atrevimento ético, plural e que resulta na voz do coletivo em prol da categoria, com uma Psicologia ativa, acessível e presente”, pontuou.

Próxima etapa: 11º CNP

Após a realização do COREP, as propostas de âmbito nacional seguem para o 11º Congresso Nacional da Psicologia (11º CNP). Com o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”, o CNP está marcado para junho de 2022, em Brasília-DF. A Bahia elegeu 23 delegadas/os, entre profissionais e estudantes, além das/os suplentes.

Confira a lista aqui.

Eleições Sistema Conselhos de Psicologia 2022

O último dia do COREP foi marcado pela apresentação das chapas pré-inscritas para disputar as eleições do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). A Comissão Regional Eleitoral (CRE) divulgou os nomes dos grupos e as/os suas/seus integrantes. O vídeo da apresentação está disponível no canal do CRP-03, no Youtube (crp03vídeos).

Para saber mais sobre o processo eleitoral acesse: https://crp03.org.br/o-conselho/eleicoes/.

Skip to content