Publicado em 02 abril de 2019 às 20:30
Saúde Suplementar é pauta importante e boa parte da categoria está inserida neste campo de atuação. Neste sentido, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) está envolvido diretamente nas discussões sobre o assunto, principalmente no que diz respeito às condições de trabalho da psicóloga/o.
No final de fevereiro, o conselheiro Itamar Carneiro representou o CRP-03 na reunião do Grupo de Referência em Saúde Suplementar, formado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Conselhos Regionais de Psicologia. A atividade que aconteceu na sede do CFP teve o objetivo de discutir os vários aspectos envolvidos que afetam e limitam a atuação da profissão na saúde suplementar. Durante a reunião, outros pontos foram trazidos para debate, a exemplo dos interesses financeiros e descumprimento de contratos, além de processos que envolvem condições de trabalho da/o psicóloga/o.
De acordo com Itamar Carneiro, o Sistema Conselhos deve promover ações para dar visibilidade ao GT, já que é uma pauta muita cara à categoria. “No meu entendimento, esse grupo precisa produzir uma nota sobre o rol de procedimentos e a distinção entre os serviços, destinada aos convênios. Acredito que o Sistema Conselhos e o Sindicato precisam unir forças em defesa da categoria e da sociedade”, pontuou.
Segundo o conselheiro, as maiores dificuldades neste campo de atuação são as glosas não pagas e injustificadas pelos convênios, valores baixos, chegando a R$6, protocolo de autorização que muda de estado a estado e atraso no pagamento. Itamar também alertou que as pessoas devem fazer denúncia à Agência Nacional de Saúde Suplementar quando os convênios não autorizarem o atendimento e que é preciso informar sobre este serviço à sociedade.
Como encaminhamento da reunião, as/os participantes produziram um Guia de Orientação: Psicologia e Saúde Suplementar que será disponibilizado para orientar a categoria sobre todos os aspectos que envolvem essa área de atuação.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Não consegue baixar o boleto da anuidade? Saiba como solicitar!
Informamos que o desconto de 15% para pagamento da cota única da anuidade é até amanhã, 31/01/2026. Caso não tenha […]
Publicado em 02 abril de 2019 às 20:3029 de janeiro marca luta contra a transfobia e evidencia violência contra pessoas trans e travestis no Brasil
Em 29 de janeiro de 2004, 27 mulheres travestis e pessoas transexuais participaram de uma campanha de enfrentamento à transfobia […]
Publicado em 02 abril de 2019 às 20:30Chacina de Unaí marca criação do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
O assassinato de auditores fiscais e de um motorista durante fiscalização em Minas Gerais, em 2004, deu origem a uma […]
Publicado em 02 abril de 2019 às 20:30