/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Conselho lembra Dia Nacional de combate à intolerância religiosa

Conselho lembra Dia Nacional de combate à intolerância religiosa

Com o objetivo de promover o respeito a todas as religiões existentes, a data de hoje foi instituída em dezembro de 2007, pela Lei nº 11.635, em homenagem a Yalorixá Gildária dos Santos, a Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, em Salvador.Ao longo de sua vida, Mãe Gilda foi vítima de diversos ataques em casa e no terreiro, por conta do preconceito com a sua religião. Ela se tornou símbolo de uma luta que combate a intolerância e defende a liberdade religiosa.

As religiões de matriz africana são as que sofrem mais perseguição. Dados do Ministério dos Direitos Humanos apontam que, entre 2015 e 2017, as denúncias de intolerância religiosa relacionadas a fiéis do candomblé e umbanda totalizam 25% das recebidas pelo Disque 100.

É importante lembrar que o Brasil é um país laico, ou seja, que não possui uma religião oficial e que todas/os as/os cidadãs/ãos podem manifestar suas crenças, como garante a Constituição Federal.

O CRP-03 segue no combate a todas as formas de intolerância, hoje em especial, no combate à intolerância religiosa. Estamos em movimento pela laicidade da Psicologia. A Psicologia é laica e é para todas e todos!

ESTRATÉGIA DE BUSCA
Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com 165 resultados no REFNET.
Link:https://bvsalud.org/queries/search_strategy/21-de-janeiro-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/?l=pt_BR

Baixe aqui:
Estratégia de busca – Dia Nacional de combate à intolerância religiosa

#crp03 # DiaNacionalDeCombateAIntolerânciaReligiosa

Skip to content