/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Conselho inicia nova campanha em novembro

Conselho inicia nova campanha em novembro

Para dar continuidade às campanhas mensais, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realiza em novembro, a campanha intitulada “As contribuições da Psicologia para uma sociedade antirracista”. Esta ação busca contribuir para que psicólogas e psicólogos insiram nas suas práticas, a temática do impacto do racismo na saúde mental. A iniciativa também chama atenção para necessidade da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), plano que tem o objetivo de “promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS”.

Para finalidades de orientação à categoria, o Conselho já promoveu diversos eventos sobre a temática e alguns deles podem ser assistidos pelo canal da autarquia no Youtube (crp03vídeos), como “Racismo, infâncias e adolescências: um debate necessário”, “Saúde Mental das mulheres negras na pandemia e os desafios para a Psicologia”, “Saúde integral e interculturalidade no bem viver dos povos indígenas”, “Seminário Psicologia e Relações Raciais”, entre outras atividades.

Outros materiais sobre o assunto também podem ser encontrados no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia. Em abril de 2021, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou o podcast para discutir relações étnico-raciais e sua interface com a Psicologia. Os episódios foram pensados justamente para dialogar com as/os profissionais e sociedade em geral, questões como racismo, branquitude, negritude, resistência indígena e quilombola, violência, família, gênero e sexualidade, capacitismo, saúde mental, políticas públicas, entre outros – visando promover ampla reflexão acerca dessas questões. O podcast que faz parte da campanha “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?”, promovida pelo CFP e Conselhos Regionais, está disponível no Spotify, Deezer e demais plataformas de áudio.

A Biblioteca do CRP-03 reuniu alguns estudos e pesquisas sobre preconceito e sociedade antirracista. Clique aqui para acessar.

Skip to content