/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Conselho destaca importância do cuidado e atenção à saúde mental das populações rurais

Conselho destaca importância do cuidado e atenção à saúde mental das populações rurais

Há 57 anos, o 25 de maio demarca o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. Ao longo dessa caminhada é possível destacar avanços. Todavia, ainda são muitos os desafios, principalmente no que diz respeito à garantia de direitos, mesmo assegurados na Constituição Federal Brasileira.

Neste sentido, é urgente e necessário olhar para a saúde mental nos contextos rurais, levando em consideração a diversidade, a pluralidade e as múltiplas realidades existentes.

Outro ponto de atenção é o sofrimento psíquico decorrente da violação dos direitos humanos. De acordo com o levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Brasil registrou, em 2019, 1.833 conflitos no campo, o número mais elevado dos últimos cinco anos e 23% superior ao de 2018. A maioria das ocorrências estavam relacionadas à disputas por terra, disputas por água e conflitos trabalhistas.

Além disso, em pleno século XXI, chama atenção os casos de trabalho forçado e as condições degradantes às quais muitas/os trabalhadoras/es são expostas/os.

Diante deste cenário, o CRP-03 alerta para o papel de uma prática que promova cuidado e atenção à saúde mental das populações rurais.

Skip to content