Publicado em 25 maio de 2021 às 18:50

Há 57 anos, o 25 de maio demarca o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. Ao longo dessa caminhada é possível destacar avanços. Todavia, ainda são muitos os desafios, principalmente no que diz respeito à garantia de direitos, mesmo assegurados na Constituição Federal Brasileira.
Neste sentido, é urgente e necessário olhar para a saúde mental nos contextos rurais, levando em consideração a diversidade, a pluralidade e as múltiplas realidades existentes.
Outro ponto de atenção é o sofrimento psíquico decorrente da violação dos direitos humanos. De acordo com o levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Brasil registrou, em 2019, 1.833 conflitos no campo, o número mais elevado dos últimos cinco anos e 23% superior ao de 2018. A maioria das ocorrências estavam relacionadas à disputas por terra, disputas por água e conflitos trabalhistas.
Além disso, em pleno século XXI, chama atenção os casos de trabalho forçado e as condições degradantes às quais muitas/os trabalhadoras/es são expostas/os.
Diante deste cenário, o CRP-03 alerta para o papel de uma prática que promova cuidado e atenção à saúde mental das populações rurais.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Dia Nacional do Orgulho Lésbico – Por mais visibilidade, representatividade e protagonismo!
O mês de agosto possui duas datas importantes para a população LGBTQIA+. Além do Dia Nacional do Orgulho Lésbico, celebrado […]
Publicado em 25 maio de 2021 às 18:50Reunião Ampliada Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais de Feira de Santana (GTPRR/FSA)
O Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais de Feira de Santana (GTPRR/FSA) realizará uma reunião ampliada no dia 5 […]
Publicado em 25 maio de 2021 às 18:50Atenção, Psis! A Assembleia Geral Ordinária acontece neste sábado (30/08). Inscreva-se!
O Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) informa últimos dias para inscrição na Assembleia Geral Orçamentária, que acontece no dia 30 de […]
Publicado em 25 maio de 2021 às 18:50