Publicado em 04 junho de 2018 às 21:33

Caso de mulher que se passava por profissional de Psicologia repercutiu em todo estado
Na última semana, Sheila Araújo Guimarães foi presa por se passar por psicóloga, na cidade de Amargosa, recôncavo baiano. De acordo com a polícia, a suspeita realizava atendimento particular na cidade desde 2013. Ela também utilizava carimbos falsos e prescrevia medicamentos controlados para as/os pacientes.
Segundo outras informações da polícia, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa e no consultório da falsa psicóloga, onde foram encontrados receituários e carimbos. Sheila vai responder por exercício ilegal da profissão.
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia – CRP-03 orienta a sociedade a verificar se um/a psicólogo/a encontra-se devidamente inscrita/o na Autarquia para exercer legalmente as suas atividades. Para tanto, basta acessar o site www.cfp.org.br e clicar em: Serviços – Cadastro Nacional de Psicólogas/os – Público em Geral. Qualquer pessoa pode realizar uma busca com o nome completo ou número de inscrição da/o profissional no CRP para comprovar se a/o mesmo está habilitado para realizar as suas funções com inscrição ativa no órgão.
Para se inscrever no Conselho de Psicologia, a/o egresso do curso de Bacharelado com Formação de Psicóloga/o (curso presencial de 5 anos, reconhecido pelo MEC) deve apresentar seu Diploma e/ou Certificado de Colação de Grau juntamente com demais documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de residência, 2 fotos 3×4 e Título de Reservista para homens) e ter sua inscrição aprovada em reunião Plenária.
Na oportunidade, esclarecemos que psicólogas/os não prescrevem medicações, florais, chás ou qualquer tipo de substância e reforçamos que a sociedade deve informar ao Conselho caso tenha conhecimento de irregularidades ou ilegalidades do exercício da profissão de psicóloga/o.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia
Luta do povo, conquista da liberdade – agora rumo ao reconhecimento nacional O 2 de Julho, data da Independência do […]
Publicado em 04 junho de 2018 às 21:33Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: uma data de visibilidade, resistência e compromisso ético da Psicologia
Instituído em memória da Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado […]
Publicado em 04 junho de 2018 às 21:33Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1997, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura. O 26 […]
Publicado em 04 junho de 2018 às 21:33