Publicado em 30 outubro de 2020 às 19:39

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia realiza em novembro a campanha As contribuições da Psicologia para uma sociedade antirracista.
De acordo com a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP-03, a iniciativa visa contribuir para que profissionais da Psicologia busquem inserir em suas práticas um tema tão emergente na vida de muitas pessoas que é o Racismo. “Não podemos permanecer presas/os em epistemologias coloniais sem compreender que as estruturas têm impactado nas vidas”, destaca a conselheira Catiana Nogueira dos Santos (CRP-03/10974), que integra a CDH.
A campanha também chama atenção para a necessidade de implementação efetiva da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Esta política pretende promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS. Segundo a psicóloga convidada da CDH, Leila Tibiriçá de Carvalho (CRP-03/3482), a PNSIPN se trata de uma Política transversal, embasada nos princípios constitucionais de cidadania e dignidade da pessoa humana, do repúdio ao racismo e, em acordo com os princípios e diretrizes do SUS. “A política contempla ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadoras/es de saúde, visando a promoção da equidade em saúde da população negra”, afirma a psicóloga.
A ação resgata as estratègias e responsabilidades das esferas de gestão, prevista na PNSIPN que prevê o fortalecimento da atenção à saúde mental das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos negras/os, com vistas à qualificação da atenção para o acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e envelhecimento e a prevenção dos agravos decorrentes dos efeitos da discriminação racial e exclusão social. Para tanto, destaca a importância da atuação da/o psicóloga/o no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade.
Dentro das ações previstas para campanha, no dia 07 de novembro (sábado), será realizado o evento Psicologia, Educação e Decolonialidade: teorias e práticas em ambientes escolares, das 8h às 15h. Toda programação ocorrerá de forma online, com certificado. As inscrições estão abertas por meio do link: https://doity.com.br/psicologia-educacao-e-decolonialidade-teorias-e-praticas-em-ambientes-escolares/inscricao
Nos dias 27/11 (sexta, das 18h30 às 21h) e 28/11 (sábado, das 8h às 16h), o CRP-03 realiza o Seminário Psicologia e Relações Raciais – Edição 2020, com transmissão pelo Youtube do CRP-03. As atividades terão certificado de participação. As inscrições devem ser realizadas por meio do link: https://doity.com.br/i-seminario-psicologia-e-relacoes-raciais/inscricaohttps://doity.com.br/i-seminario-psicologia-e-relacoes-raciais. Após a inscrição, as/os inscritas/os estão convidadas/os para participarem do grupo do Telegram, por meio do qual receberão todas as informações sobre o evento: https://t.me/joinchat/M-0tfxPdzX7ogyAaI-5cKw
Acompanhe as redes do CRP-03 e fique por dentro de toda programação do mês de novembro.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Envelhecer com dignidade é um direito; lutar por sua garantia é um dever coletivo.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado em 15 de junho, é um convite à […]
Publicado em 30 outubro de 2020 às 19:39Reunião Ampliada CEDUC aborda a implementação da Lei 13.935/2019
A Comissão de Educação (CEDUC) do CRP-03 realizará uma reunião ampliada no dia 16 de junho, às 19h30, no formato […]
Publicado em 30 outubro de 2020 às 19:39CRP-03 informa que o pagamento via cartão de crédito está temporariamente indisponível
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) informa que, em função de problemas técnicos, a opção de pagamentos via […]
Publicado em 30 outubro de 2020 às 19:39