/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Suicídio: uma alternativa à vida: fragmentos de psicoterapia existencial

Publicado em 10 novembro de 2021 às 19:12

Suicídio: uma alternativa à vida: fragmentos de psicoterapia existencial

Autora

Artesã

Publicação

2017

Páginas

136

Disponibilidade

Disponível na Biblioteca CRP-03

Forma de Aquisição

Doação

Instituição

Editora Artesã

Resumo:

A discussão envolvendo a temática do suicídio é das mais importantes na realidade contemporânea. Alguns teóricos afirmam que o suicídio é uma epidemia contagiosa, que se alastra no seio da sociedade, quando divulgado. Esse tema não pode ser confinado a tais asserções, com o risco de se incorrer em grave erro. Em termos estritamente filosóficos, o suicídio é um ato que questiona a existência de modo drástico e definitivo. Não atinge apenas a vítima, mas seus familiares e amigos próximos. A violência e o suicídio são fatores interligados de uma mesma manifestação, o desespero humano. E no momento em que as pessoas estão sendo atiradas às raias do desespero pelas mais variadas razões, a contribuição desse livro é fundamental para os estudiosos da temática. Essa nova edição atualizada e revisada está dividida em duas partes. A primeira aborda o fenômeno do suicídio a partir de três grandes áreas: clínica, teórica e filosófica. A segunda parte apresenta alguns casos clínicos, proporcionando reflexão sobre o tema. Obra que se destaca como uma das principais referências teóricas na temática do suicídio, tanto em nível de Brasil, como mundial. Imperdível para todos que se interessam pela contemporaneidade da condição humana.

Descrição:

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Novas Aquisições

A PSICOLOGIA E O TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

A publicação é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo CRP-MG, por meio do Crepop e da Comissão de Psicólogas(os) de Saúde, em colaboração com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e busca investigar as especificidades e os desafios de categoria que trabalha na Atenção Básica de Saúde de Minas Gerais.

LIVRO DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O TRABALHO DA PSICOLOGIA NA SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A prática na Socioeducação é um desafio que se coloca cotidianamente à/ao profissional da Psicologia. Esta publicação é o resultado de uma construção coletiva, pensada e organizada por psicólogas/os que estão envolvidos profissionalmente na política da Socioeducaçãoe tem o objetivo de servir como norteador ético-político ao exercício da/o profissional de Psicologia que trabalha na execução das medidas socioeducativas no meio fechado, aberto e em situações de acautelamento provisório.

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEI Nª 13.935/2019, ESSA LUTA TEM HISTÓRIA!

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a cartilha “Psicologia e serviço social na educação básica: Lei nª 13.935/2019, essa luta tem história!”. Com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, toda a rede pública de educação básica no país deve contar, agora, com a presença de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais – uma importante ferramenta para a consolidação de um ensino público inclusivo, de qualidade e garantidor de direitos.

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo