Publicado em 06 fevereiro de 2020 às 17:44

Autora | CRP-MG |
Publicação | 2019 |
Páginas | 182 |
Disponibilidade | Disponível na Biblioteca CRP-03 |
Forma de Aquisição | Doação |
Instituição | CRP-MG |
Resumo:
Em novembro de 2017, na sede do CRP 04, começamos os trabalhos da Comissão de Laicidade, Espiritualidade, Religião e Outras Tradições, batizada de Clerot. O objetivo maior deste coletivo é pensar como a Psicologia, enquanto ciência e profissão, deve se relacionar com essa temática. Alguns princípios éticos precisam ser resguardados quando a Psicologia se propõe à seguinte reflexão: em primeiro lugar, a premissa da laicidade como condição da ciência. Ou seja, a ciência como uma racionalidade que se constitui de conceitos produzidos de forma racional, a partir dos experimentos e da análise crítica de seus resultados, não deve ser influenciada por dogmas. Em segundo, é preciso reconhecer a diversidade como condição ontológica, e como tal precisa ser legitimada e preservada nas relações humanas, o que só se faz possível pelo diálogo e aproximação entre os diferentes; é papel da Psicologia promover tal diálogo e garantir respeito à diversidade própria de nossa existência. O que temos aqui é o resultado de uma construção coletiva, comprometida em produzir este diálogo por entender que a principal ferramenta da nossa profissão é a linguagem e, por isso, precisamos sempre promover as condições para que a linguagem se coloque como instrumento do encontro entre as pessoas. Os autores apresentam seus textos, tendo como unidade metodológica discursos que têm a intenção de mostrar caminhos transdisciplinares que permitam o diálogo epistemológico em direção às aproximações, e não aos distanciamentos conceituais; na direção de maneiras de viver na diversidade, construindo identidades que não se isolem mas que permitam o trânsito na multiplicidade. É com esse espírito que apresentamos nosso trabalho, para que todos possam usufruir e contribuir com os desdobramentos futuros.
Descrição:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Novas Aquisições
A PSICOLOGIA E O TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
A publicação é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo CRP-MG, por meio do Crepop e da Comissão de Psicólogas(os) de Saúde, em colaboração com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e busca investigar as especificidades e os desafios de categoria que trabalha na Atenção Básica de Saúde de Minas Gerais.
Publicado em 06 fevereiro de 2020 às 17:44LIVRO DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O TRABALHO DA PSICOLOGIA NA SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A prática na Socioeducação é um desafio que se coloca cotidianamente à/ao profissional da Psicologia. Esta publicação é o resultado de uma construção coletiva, pensada e organizada por psicólogas/os que estão envolvidos profissionalmente na política da Socioeducaçãoe tem o objetivo de servir como norteador ético-político ao exercício da/o profissional de Psicologia que trabalha na execução das medidas socioeducativas no meio fechado, aberto e em situações de acautelamento provisório.
Publicado em 06 fevereiro de 2020 às 17:44PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEI Nª 13.935/2019, ESSA LUTA TEM HISTÓRIA!
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a cartilha “Psicologia e serviço social na educação básica: Lei nª 13.935/2019, essa luta tem história!”. Com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, toda a rede pública de educação básica no país deve contar, agora, com a presença de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais – uma importante ferramenta para a consolidação de um ensino público inclusivo, de qualidade e garantidor de direitos.
Publicado em 06 fevereiro de 2020 às 17:44