Publicado em 06 dezembro de 2019 às 21:02

Autora |
CRP-SP |
Publicação |
2019 |
Páginas |
61 |
Disponibilidade |
Disponível na Biblioteca CRP-03 |
Forma de Aquisição |
Doação |
Instituição |
CRP-SP |
Resumo:
Com este caderno, o CRP SP convida a todas e todos à reflexão sobre as formas de regulação e desregulamentação das relações de trabalho e as formas de produção de subjetividade. A “reforma” ou deformação trabalhista possui implicações diretas nas relações entre empregadas/os e empregadoras/es, cabendo uma negociação direta entre as partes. No entanto, há uma previsão de flexibilização da fiscalização das organizações contratantes, e, mais do que isso, ampliação das possibilidades de terceirização, ampliação da jornada de trabalho e de contratos intermitentes, parcelamento das férias, insegurança nos casos de maternidade no desenvolvimento de trabalhos insalubres, entre outras situações. Tal conjuntura produz o que chamamos de um desgaste mental imposto às/aos trabalhadoras/es, configurando um problema complexo e multifacetado. O debate sobre a saúde de trabalhadoras/es é de fundamental importância neste cenário. A violência no trabalho expressa-se de distintas formas, inclusive pela desregulamentação das relações de trabalho, que ocasiona sofrimento e adoecimento psíquico. Vale considerar que são inúmeras as formas de violência e que estão cruzadas com outras opressões, como o etarismo, machismo, racismo, capacitismo e a LGBTfobia.
Descrição:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Novas Aquisições
A PSICOLOGIA E O TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
A publicação é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo CRP-MG, por meio do Crepop e da Comissão de Psicólogas(os) de Saúde, em colaboração com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e busca investigar as especificidades e os desafios de categoria que trabalha na Atenção Básica de Saúde de Minas Gerais.
Publicado em 06 dezembro de 2019 às 21:02LIVRO DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O TRABALHO DA PSICOLOGIA NA SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A prática na Socioeducação é um desafio que se coloca cotidianamente à/ao profissional da Psicologia. Esta publicação é o resultado de uma construção coletiva, pensada e organizada por psicólogas/os que estão envolvidos profissionalmente na política da Socioeducaçãoe tem o objetivo de servir como norteador ético-político ao exercício da/o profissional de Psicologia que trabalha na execução das medidas socioeducativas no meio fechado, aberto e em situações de acautelamento provisório.
Publicado em 06 dezembro de 2019 às 21:02PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEI Nª 13.935/2019, ESSA LUTA TEM HISTÓRIA!
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a cartilha “Psicologia e serviço social na educação básica: Lei nª 13.935/2019, essa luta tem história!”. Com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, toda a rede pública de educação básica no país deve contar, agora, com a presença de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais – uma importante ferramenta para a consolidação de um ensino público inclusivo, de qualidade e garantidor de direitos.
Publicado em 06 dezembro de 2019 às 21:02